Design do currículo em rede? Dinâmica relacional das associações de professores na elaboração das Aprendizagens Essenciais em Portugal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.24086

Palabras clave:

Associações de professores, Design do currículo, Políticas curriculares, Análise de redes, Colaboração docente

Resumen

O convite do Ministério da Educação português às associações de professores (AP), em 2016, para a sua participação no processo de definição das Aprendizagens Essenciais (AE) é inédito no contexto histórico-curricular português, como na maioria dos países do mundo. Neste texto pretende-se perceber a estrutura social e a dinâmica de interação criada pelas AP na elaboração das AE, respondendo às seguintes questões de investigação: i) Que atores foram convidados pelas AP para as suas equipas e que relações de interação estabeleceram entre si?; ii) Que dinâmica relacional estabeleceram as associações das várias áreas disciplinares entre si? Como metodologia privilegiámos a análise de redes sociais (Social Network Analysis – SNA) que permite detetar a estrutura das relações sociais, e seus padrões de interação e representá-los graficamente. Elaborámos um questionário de análise de redes que foi aplicado às 18 AP que participaram na elaboração das AE. Os resultados demonstram que as AP constituíram equipas formadas, sobretudo, por elementos especialistas na disciplina da área. A representação social do conhecimento profissional por parte das AE desvaloriza o conhecimento do currículo. Verificou-se ainda a pouca colaboração entre associações na elaboração das AE, o que se pode justificar pela tradição do sistema educativo português anterior ao 25 de Abril, que se sustentava numa lógica de trabalho individual dos docentes, e pela génese ou cultura disciplinar das AP.

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Biografía del autor/a

Joana Viana, Universidade de Lisboa, Portugal

Profesora Auxiliar Invitada en el Instituto de Educação de la Universidade de Lisboa, es licenciada y máster en Ciencias de la Educación, y doctorada en Educación, en el área de especialización en Teoría y Desarrollo Curricular, por el Instituto de Educación, de la Universidad de Lisboa.

Es investigadora asociada del Núcleo de Leiria del CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciencias Sociales de la Universidad Nova de Lisboa e investigadora colaboradora de la Unidad de Investigación y Desarrollo en Educación y Formación (UIDEF), en el grupo Educación, Tecnología y Sociedad, del Instituto de Educação de la Universidade de Lisboa. Es Perita Externa del Instituto de Educação al abrigo del Programa TEIP (DGE) y consultora pedagógica para varias entidades, en el ámbito de diferentes proyectos con carácter formativo.

Situando su actividad académica en las áreas de Currículo y Tecnologías Educativas, se ha estado dedicando a cuestiones relacionadas con la utilización de tecnologías digitales en contextos de aprendizaje, bien formales bien informales, y en las maneras en que el currículo se organiza, diseña y desarrolla, habiendo colaborado en diversos proyectos que envuelven diferentes públicos (profesores de diferentes niveles de enseñanza, formadores, adultos y ancianos, técnicos de intervención social y educativa, entre otros agentes educativos). En ese ámbito es en el que ha desarrollado su trabajo de investigación y realizado varias publicaciones.

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Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Almeida, S., Viana, J., Barcelos, N., Roldão, M. do C., & Peralta, H. (2023). Design do currículo em rede? Dinâmica relacional das associações de professores na elaboração das Aprendizagens Essenciais em Portugal. Revista Portuguesa De Educación, 36(1), e23015. https://doi.org/10.21814/rpe.24086

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