IMPORTAR, FRACASSAR, APRENDER.

INTERROGAR A RELAÇÃO FRACASSO-APRENDIZAGEM EM CONTEXTOS DE TRANSFERÊNCIA DE POLÍTICAS ATRAVÉS DO ESTUDO COMPARATIVO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO BUS RAPID TRANSIT (BRT) NA CIDADE DO CABO E LAGOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18055/Finis36865

Resumo

A literatura sobre transferência de políticas e mobilidades abordou vários aspetos da aprendizagem e do fracasso das políticas em contextos de transferência. No entanto, ainda há espaço para mais conhecimento sobre as modalidades de aprendizagem como uma sequela do fracasso da política importada no seu novo contexto. Este artigo oferece respostas através da exploração dos projetos de Bus Rapid Transit (BRT) em duas cidades: Cidade do Cabo e Lagos. O artigo apresenta duas lições principais sobre como aprender com as políticas de mobilidade. Primeiramente, confirma que as falhas políticas ocorridas em ambas as cidades podem ser atribuídas às modalidades de transferência de políticas em torno do BRT, um modelo popular de mobilidade urbana. Afirmamos que os processos de padronização das políticas de mobilidade podem induzir miopia política uma vez que são implementadas em novos contextos, e eventualmente levar ao fracasso parcial ou completo da política. O segundo argumento é que os decisores políticos aprendem à medida que tentam reajustar a política. Enquanto este novo conhecimento pode ser observado através da elaboração de novas soluções que são mais sensíveis às realidades locais, a aprendizagem também pode ser difícil de perceber, pois as altas apostas políticas em torno das políticas de mobilidade tendem a impedir que os decisores políticos façam mudanças abruptas que representariam uma admissão de fracasso. Esta contribuição é um convite para explorar a aprendizagem política resultante da implementação de políticas de mobilidade numa perspetiva comparativa e ao longo de períodos mais longos.

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Publicado

2025-02-20

Como Citar

Diallo, F. D. (2025). IMPORTAR, FRACASSAR, APRENDER.: INTERROGAR A RELAÇÃO FRACASSO-APRENDIZAGEM EM CONTEXTOS DE TRANSFERÊNCIA DE POLÍTICAS ATRAVÉS DO ESTUDO COMPARATIVO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO BUS RAPID TRANSIT (BRT) NA CIDADE DO CABO E LAGOS. Finisterra, 60(128). https://doi.org/10.18055/Finis36865

Edição

Secção

Artigos