Recensão de livro - Diálogos sobre a juventude: impactos da informação na construção de identidades e de valores

Autores

  • Ivar César Oliveira de Vasconcelos Programa de Pós-Graduação “Stricto Sensu” em Educação, Universidade Católica de Brasília; Universidade Paulista (UNIP)

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.455

Palavras-chave:

Jovem, Informação, Identidade, Valores.

Resumo

O mundo atual, em que as tecnologias da informação e comunicação apresentam-se como conquistas humanas revolucionárias, as informações circulam rapidamente, conectando pessoas de todos os continentes, penetrando lares, escolas e ambientes de trabalho. Elas se encontram no núcleo da organização social, onde fluxos, mensagens e imagens entre as redes sociais constituem a estrutura da sociedade (Castells, 2003), sendo um bem cada vez mais consumido por pessoas de diferentes estratos socioculturais e faixas etárias. Entre os jovens, grupo populacional de 15 a 24 anos conforme critério estatístico internacional, a comunicação digitalizada levou-os a adquirir tantas informações que eles se tornaram a primeira geração que sabe mais do que a anterior, sendo até denominada de geração @, ou zapping. Entretanto, e a despeito do discurso vigente sobre a capacidade de conviver na diversidade, jovens são submetidos à massificação de informações, que lhes chegam por diversos meios, desde as velhas mídias, como o rádio e a TV, até as novas, como o computador e a Internet. Muitas destas mídias difundem imagem desfavorável dos jovens, associando-os à violência, rebeldia e desemprego, mas ao mesmo tempo os transforma em grupos de consumo de massa, contribuindo para a construção de sua identidade sociocultural. Para além do visível, a informação altera a condição humana, construindo heterogeneidade de comportamentos, maneiras de ver o mundo e valores, pois amplia capacidades humanas de relacionamento no âmbito da economia, política e cultura. Desse modo, nesta ágora pós-moderna, aquilo que poderia favorecer a inclusão de jovens nos mais diversos processos de construção de identidade e de criação e superação de valores positivos, muitas vezes, pode confundir, porque tudo acontece no complexo intercruzamento entre a riqueza informativa disponibilizada, a falta de acesso a elas e as situações de distorção de informações. Estas são questões sobre as quais, nós, educadores, precisamos refletir, na perspectiva da formação para valores capaz de contribuir para a inclusão de jovens nesses processos de construção de identidade. Entendendo que a maior compreensão sobre a juventude auxiliará nessa reflexão, propomos esta resenha. Os artigos que compõem a obra ampliam seu entendimento, pois relatam conclusões de pesquisas realizadas no Brasil entre 1999 e 2006 as quais têm como fio condutor a pergunta: quem é o jovem?

Downloads

Publicado

2011-04-07

Como Citar

Vasconcelos, I. C. O. de. (2011). Recensão de livro - Diálogos sobre a juventude: impactos da informação na construção de identidades e de valores. Revista Interacções, 7(17). https://doi.org/10.25755/int.455

Edição

Secção

Número 17 - Escola e linguagens juvenis: resistência ou abertura ao novo? (II)