Desvelando o espetáculo – formação para leitura crítica de mídia e ensino de ciências

Autores

  • Mariana Rodrigues Pezzo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil
  • Alice Helena Campos Pierson Departamento de Metodologia de Ensino/PPGE/UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.6375

Palavras-chave:

Sociedade da Informação, Ensino de Ciências, Divulgação Científica, Abordagem CTS, Leitura Crítica de Mídia.

Resumo

A denominação da sociedade contemporânea como “sociedade da informação” ou “sociedade do conhecimento” está relacionada, fundamentalmente, à influência crescente das chamadas tecnologias de informação e comunicação em todos os espaços de convivência humana e, concomitantemente, aos impactos do desenvolvimento científico e tecnológico no cotidiano de todos os cidadãos. A escola, nesse contexto, precisa se relacionar e responder aos desafios colocados por essas novas configurações sociais e pelas articulações entre elas. O presente trabalho, inserido no esforço de compreensão dessas interfaces – no que diz respeito especificamente à presença de produtos midiáticos sobre Ciência e Tecnologia no ensino das ciências –, descreve, a partir de uma revisão da literatura buscando a identificação de objetivos colocados para o ensino das ciências e para a divulgação científica, uma convergência para a ideia de necessidade de promoção de uma cultura científica e de se trabalhar as inter-relações entre Ciência, Tecnologia Sociedade e Ambiente, bem como a forma como tais conceitos são relacionados com o de cidadania e com a defesa da necessidade de formação de cidadãos aptos a participarem plenamente de processos de tomada de decisão envolvendo Ciência, Tecnologia e Inovação. A partir desse contexto e, consequentemente, da percepção de que a abordagem crítica de notícias sobre Ciência e Tecnologia na sala de aula de ciências pode contribuir para a consecução desses objetivos, apresenta a formação de educadores e educandos para a leitura crítica de mídia como imprescindível para o enfrentamento dos desafios elencados, descrevendo, a partir das contribuições de diferentes autores, os elementos básicos a serem considerados nessa formação.

Biografia Autor

Mariana Rodrigues Pezzo, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil

Professor Associado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Áreas de investigação: Didáctica das ciências; Conhecimento e desenvolvimento profissional de professores; A discussão de questões sociocientíficas na educação em ciências; Integração das TIC na educação em ciências.

Downloads

Publicado

2015-01-05

Como Citar

Pezzo, M. R., & Pierson, A. H. C. (2015). Desvelando o espetáculo – formação para leitura crítica de mídia e ensino de ciências. Revista Interacções, 10(31). https://doi.org/10.25755/int.6375