Desvelando o espetáculo – formação para leitura crítica de mídia e ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.6375Palavras-chave:
Sociedade da Informação, Ensino de Ciências, Divulgação Científica, Abordagem CTS, Leitura Crítica de Mídia.Resumo
A denominação da sociedade contemporânea como “sociedade da informação” ou “sociedade do conhecimento” está relacionada, fundamentalmente, à influência crescente das chamadas tecnologias de informação e comunicação em todos os espaços de convivência humana e, concomitantemente, aos impactos do desenvolvimento científico e tecnológico no cotidiano de todos os cidadãos. A escola, nesse contexto, precisa se relacionar e responder aos desafios colocados por essas novas configurações sociais e pelas articulações entre elas. O presente trabalho, inserido no esforço de compreensão dessas interfaces – no que diz respeito especificamente à presença de produtos midiáticos sobre Ciência e Tecnologia no ensino das ciências –, descreve, a partir de uma revisão da literatura buscando a identificação de objetivos colocados para o ensino das ciências e para a divulgação científica, uma convergência para a ideia de necessidade de promoção de uma cultura científica e de se trabalhar as inter-relações entre Ciência, Tecnologia Sociedade e Ambiente, bem como a forma como tais conceitos são relacionados com o de cidadania e com a defesa da necessidade de formação de cidadãos aptos a participarem plenamente de processos de tomada de decisão envolvendo Ciência, Tecnologia e Inovação. A partir desse contexto e, consequentemente, da percepção de que a abordagem crítica de notícias sobre Ciência e Tecnologia na sala de aula de ciências pode contribuir para a consecução desses objetivos, apresenta a formação de educadores e educandos para a leitura crítica de mídia como imprescindível para o enfrentamento dos desafios elencados, descrevendo, a partir das contribuições de diferentes autores, os elementos básicos a serem considerados nessa formação.Downloads
Publicado
2015-01-05
Como Citar
Pezzo, M. R., & Pierson, A. H. C. (2015). Desvelando o espetáculo – formação para leitura crítica de mídia e ensino de ciências. Revista Interacções, 10(31). https://doi.org/10.25755/int.6375
Edição
Secção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.