Reflexões sobre a formação continuada de professores

Autores

  • Roselita Sebold UFSC, Brasil
  • Darclé Cardoso UFSC, Brasil
  • Marta Farinell Instituto de Educação,Letras, Artes, Ciencias humanas e Sociais, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Brasil
  • Daniela Carcerer Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
  • Rita Rausch UNICAMP, FURB, UNIVALI, Brasil

Palavras-chave:

Literacia para a saúde, Educação em saúde, Promoção da saúde, Educação continuada de professores

Resumo

Introdução: O Departamento de Odontologia, do município de Rio do Sul, Santa Catarina, Brasil desenvolve, desde 1991, formações continuadas de educação em saúde para professores do ensino fundamental anos iniciais, a fim de aumentar a literacia para a saúde (LS) dos educadore. A LS é vista como “consequencia do acesso da pessoa a informação de saúde. Esta informação pode ser apropriada pelo indivíduo com o desenvolvimento das suas capacidades de compreensão, influenciando a avaliação que pode efectuar das acções a tomar”. (Saboga – Nunes, 2014).

Métodos: O presente estudo visa descrever o trabalho desenvolvido na formação continuada de professores sob a perspectiva da literacia para a saúde e do processo de educação em saúde, nos projetos realizados com os estudantes.

Resultados: A socialização dos projetos nas formações criou um espaço de ação-reflexão-ação, pela abordagem do conceito ampliado de saúde, de promoção da saúde e da literacia para a saúde. Por meio desenvolvimento das suas capacidades de compreensão, ou seja apropriação do conhecimento, gestão deste, amplia-se as possibilidades para um trabalho de educação em saúde e permite aos educadores e profissionais da saúde, elaborar sequências de atividades que promovam a saúde.

Conclusões: Considera-se que os professores são os agentes de literacia e os articuladores entre os interesses dos alunos e da comunidade com flexibilidade para agir de acordo com as situações-problema no contexto de suas escolas.

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Referências

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Como Citar

Sebold, R., Cardoso, D., Farinell, M., Carcerer, D., & Rausch, R. (2016). Reflexões sobre a formação continuada de professores. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, (1), 153–159. Obtido de https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/13938

Edição

Secção

Ciências da vida e da saúde