Reflexões sobre a formação continuada de professores
Palavras-chave:
Literacia para a saúde, Educação em saúde, Promoção da saúde, Educação continuada de professoresResumo
Introdução: O Departamento de Odontologia, do município de Rio do Sul, Santa Catarina, Brasil desenvolve, desde 1991, formações continuadas de educação em saúde para professores do ensino fundamental anos iniciais, a fim de aumentar a literacia para a saúde (LS) dos educadore. A LS é vista como “consequencia do acesso da pessoa a informação de saúde. Esta informação pode ser apropriada pelo indivíduo com o desenvolvimento das suas capacidades de compreensão, influenciando a avaliação que pode efectuar das acções a tomar”. (Saboga – Nunes, 2014).
Métodos: O presente estudo visa descrever o trabalho desenvolvido na formação continuada de professores sob a perspectiva da literacia para a saúde e do processo de educação em saúde, nos projetos realizados com os estudantes.
Resultados: A socialização dos projetos nas formações criou um espaço de ação-reflexão-ação, pela abordagem do conceito ampliado de saúde, de promoção da saúde e da literacia para a saúde. Por meio desenvolvimento das suas capacidades de compreensão, ou seja apropriação do conhecimento, gestão deste, amplia-se as possibilidades para um trabalho de educação em saúde e permite aos educadores e profissionais da saúde, elaborar sequências de atividades que promovam a saúde.
Conclusões: Considera-se que os professores são os agentes de literacia e os articuladores entre os interesses dos alunos e da comunidade com flexibilidade para agir de acordo com as situações-problema no contexto de suas escolas.
Downloads
Referências
Alves, G. G., & Aerts, D. (2011). As práticas educativas em saúde e a estratégia saúde da família. Ciência &Saúde Coletiva, 16(1), 319-325. doi:https://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000100034
Brasil, Ministério da Saúde. (2001). Promoção da saúde: Declaração de Alma-Ata, Carta de Ottawa, Declaração de Adelaide, Declaração de Sundsvall, Declaração de Santa Fé de Bogotá, Declaração de Jacarta, Rede de Mega Países e Declaração do México. Brasília: Ministério da Saúde.
Brasil, (2005). Curso de formação de facilitadores de educação permanente em saúde: Unidade de aprendizagem – Análise do contexto da gestão e das praticas de saúde. Rio de Janeiro: Brasil. MS/Fio Cruz (pp- 160).
Buss, P. M. (2003). Uma introdução ao conceito de promoção da saúde. In D. Czeresnia, & C. M. Freitas (Orgs.), Promoção da saúde (pp- 15-38) Rio de Janeiro: Fiocruz.
Cardoso, D. (2013). Formação continuada de professores: Ação, reflexão, ação na educação em saúde (Dissertação de mestrado, Universidade Regional de Blumenau). Rio do Sul, Brasil.
Czeresnia, D., & Freitas, C. M. (Orgs.). (2004). Promoção da saúde: Conceitos, reflexões, tendências (2, reimpr.). Rio de Janeiro: Fiocruz.
Cruz, R.G., Bigliardi R.V., Minasi, L.F. (2016). A dialética materialista de Paulo Freire como método de pesquisa em educação. Conjectura: Filosofia e Educação, 2014,19(2): 40-54. Obtido de: <http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/download/2061/1609>
Dias, S., & Gama, A. (2014). Promoción da saúde: Evolução de um paradigma e desafios contemporâneos. Revista de Salud Pública, 16(2), 307-317. https://dx.doi.org/10.15446/rsap.v16n2.36932
Imbernón, F. (2010) Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed.
Nubeam, D. (2008). The evolving concept of health literacy. Social Science & Medicine, 67(12), 2072-2078.
Portaria nº 2.446. (2014, novembro 11). Redefine a política nacional de promoção da saúde (PNPS) [Brasil]. Diário Oficial da União (seção 1), 220, pp. 68-70.
Saboga-Nunes, L. (2014). Literacia para a saúde e a conscientização da cidadania positiva. Revista Referência, 3(11, Supl), 95-99.
Sigerist, H. E. (1946). The university at the cross roads. New York: Henry Schumann Publishers.
World Health Organization. (2005). Bangkok charter for health promotion in the a globalized world. Geneve: WHO. Obtido de http://www.who.int/healthpromotion/conferences/6gchp/bangkok_charter/en/
World Health Organization. (2009). Nairobi call to action. Obtido de http://www.fgoe.org/gesundheitsfoerderung/infos/Nairobi_Call_to_Action_Nov09.pdf
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores que submetem propostas para esta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os artigos são publicados segundo a licença Licença Creative Commons (CC BY 4.0), conformando regime open-access, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor;
b) Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja corretamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publica
Documentos necessários à submissão
Template do artigo (formato editável)