Arte e sustentabilidade

experiências de criação plástica realizadas por professores em formação

Autores

  • Lúcia Grave Magueta Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, CI&DEI - Centro de Estudos em Educação e Inovação, Leiria, Portugal https://orcid.org/0000-0003-0203-571X

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0217e.23817

Palavras-chave:

arte, expressão plástica, formação de professores, sustentabilidade

Resumo

Introdução: Na formação de professores, a abordagem à expressão plástica pode incidir sobre o conhecimento de materiais e a sua transformação e extensão de vida, o upcycling e a upcycled art, perspetivando práticas de educação para a sustentabilidade em diferentes contextos.

Objetivo: Compreender em que medida as experiências de criação plástica através da reutilização criativa de materiais preparam os futuros professores para educarem para a sustentabilidade.

Métodos: Investigação-ação, com os seguintes momentos e ações: 1. Diagnóstico – aplicação de um questionário inicial; 2. Planificação – planeamento das aulas práticas e dos recursos necessários; 3. Implementação – realização de aulas de experimentação e criação plástica; 4. Reflexão – aplicação de um questionário final. Posteriormente, procedeu-se à análise de conteúdo para tratamento dos dados recolhidos.

Resultados: Emergiram as categorias «Aprendizagens no domínio das artes visuais», «Aprendizagens sobre desenvolvimento sustentável» e «Aprendizagens sobre práticas de educação para a sustentabilidade».

Conclusão: Os estudantes evidenciaram aprendizagens no domínio das artes visuais; relativas à prática artística enquanto meio de reflexão sobre sustentabilidade, pelos materiais que se transformam e pelas mensagens veiculadas; e relativas à transferibilidade do processo vivenciado para diferentes contextos educativos.

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Publicado

2021-12-29

Como Citar

Magueta, L. G. . (2021). Arte e sustentabilidade : experiências de criação plástica realizadas por professores em formação. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(17), 89–95. https://doi.org/10.29352/mill0217e.23817

Edição

Secção

Educação e desenvolvimento social