O impacto da síndrome de Rett no ambiente escolar: desafios e necessidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0224.34345

Palavras-chave:

síndrome de Rett; doença rara; estudo de caso intrínseco; educação inclusiva

Resumo

Introdução: A síndrome de Rett é uma doença genética associada a perturbações neurológicas e do desenvolvimento, tipicamente causada por mutações no gene MECP2. Afecta principalmente o sexo feminino e pode levar a graves anomalias físicas e mentais.

Objetivo: Conhecer as necessidades educativas de uma aluna com Síndrome de Rett a frequentar uma escola regular, desde a infância e tendo em conta a perspetiva familiar.

Métodos: Foi realizado um estudo de caso intrínseco a uma menina de 9 anos a quem foi diagnosticada a síndrome de Rett aos 5 anos de idade e que se encontra na fase 3 (período pseudo-estacionário). Foram utilizados como instrumentos de recolha de dados os relatórios escolares e médicos da criança, observações sistemáticas e o testemunho da mãe.

Resultados: Os resultados mostram o impacto da doença do ponto de vista educativo, as necessidades educativas, assistenciais e sociais e as principais vantagens e dificuldades da educação inclusiva. Os resultados revelam preocupações sobre a falta de coordenação entre os sistemas de saúde e de educação, bem como a contradição na informação fornecida, levando à confusão sobre as melhores práticas para o desenvolvimento holístico das pessoas afectadas e as diferenças entre a intervenção precoce e os cuidados posteriores, que são escassos.

Conclusão: Estes resultados sublinham a importância de abordar a educação dos indivíduos com síndrome de Rett de uma forma holística, reconhecendo tanto as suas necessidades específicas como as oportunidades e dificuldades associadas à inclusão educativa. A atenção às necessidades deve ser interdisciplinar, contínua e a longo prazo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AESR- Asociación Española de Síndrome de Rett (2024). Síndrome de Rett. https://rett.es/sindrome-de-rett/

Braun, V., & Clarke, V. (2006). Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology,3(2), 77-101. https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa

Braun, V., & Clarke, V. (2019). Reflecting on reflexive thematic analysis. Qualitative Research in Sport, Exercise and Health, 11(4), 589-597. https://doi.org/10.1080/2159676X.2019.1628806

Banerjee, A., Miller, M. T., Li, K., Sur, M., & Kaufmann, W. E. (2019). Towards a better diagnosis and treatment of Rett syndrome: a model synaptic disorder. Brain, 142(2), 239-248. doi:10.1093/brain/awy323

Candala, D., Berrocal, A., Jurado, S., Palacín, L.P., & Palacín, V. (2021). Síndrome de Rett. Revista Sanitaria de Investigación, 2(3), 91. https://revistasanitariadeinvestigacion.com/sindrome-de-rett/

Ellaway, J., & Christodoulou, C. E. J. (2001). Rett syndrome: clinical characteristics and recent genetic advances. Disability & Rehabilitation, 23, 98–106. http://doi.org/10.1080/09638280150504171

FDA (2023). La FDA aprueba el primer producto de microbiota fecal administrado por vía oral para la prevención de la recurrencia de la infección por Clostridioides difficile. FDA News Release. https://www.fda.gov/news-events/press-announcements/la-fda-aprueba-el-primer-producto-de-microbiota-fecal-administrado-por-oral-para-la-prevencion-de-la

Fehr, S., Bebbington, A., Nassar, N., Downs, J., Ronen, G., de Klerk, N., & Leonard, H. (2011). Trends in the diagnosis of Rett syndrome in Australia. Pediatric Research, 70, 313–319. http://doi.org/10.1203/PDR.0b013e3182242461

Jara-Ettinger, A. C., Suárez-Hortiales, S., & De la Torre-García, O. (2021). Síndrome de Rett: reporte de una nueva variante patogénica y revisión de la literatura a propósito de dos casos clínicos. Boletín médico del Hospital Infantil de México, 78(4), 356-361. https://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S1665-11462021000400356yscript=sci_arttext

Ley Orgánica de Modificación de la Ley Orgánica de Educación (LOMLOE) (Ley Orgánica 3/2020, de 29 de diciembre). Boletín Oficial del Estado, núm. 340, 122868 a 122953. Referencia: BOE-A-2020-17264. https://www.boe.es/eli/es/lo/2020/12/29/

Merchán, R. (2010). Actividades para niñas con síndrome de Rett. https://archivos.csif.es/archivos/andalucia/ensenanza/revistas/csicsif/revista/pdf/Numero_36/ROSARIO_MERCHAN_1.pdf

Neul, J. L., Percy, A. K., Benke, T. A., Berry-Kravis, E. M., Glaze, D. G., Marsh, E. D., Lin, T., Stankovic, S., Bishop, K. M., & Youakim, J. M. (2023). Trofinetide for the treatment of Rett syndrome: A randomized phase 3 study. Nature Medicine, 29(6), 1468–1475. https://doi.org/10.1038/s41591-023-02398-1

Real Decreto 193/2023, de 21 de marzo, Agencia Estatal Boletín Oficial del Estado (2023). Por el que se regulan las condiciones básicas de accesibilidad y no discriminación de las personas con discapacidad para el acceso y utilización de los bienes y servicios a disposición del público. Boletín Oficial del Estado, 69, de 22 de marzo de 2023. Referencia: BOE-A-2023-7417. https://www.boe.es/eli/es/rd/2023/03/21/193/con

Rose, S., Djukic, A., Jankowski, J., Feldman, J., Fishman, I., & Valicenti- McDermott, M. (2013). Rett syndrome: An eye-tracking study of attention and recognition memory. Developmental Medicine and Child Neurology, 55, 364–371.

http://doi.org/10.1111/dmcn.12085

Stake, R. E. (1995). The art of case study research. SAGE.

Sillero Sillero, A., Ayuso Margañon, R., Gil Poisa, M., Buil, N., Padrosa, E., Insa Calderón, E., Marques-Sule, E., & Alcover Van de Walle, C. (2023). Moral breakdowns and ethical dilemmas of perioperative nurses during COVID-19: COREQ-compliant study. Healthcare, 11(13). https://doi.org/10.3390/healthcare11131937

Tong, A., Sainsbury, P., & Craig, J. (2007). Consolidated criterio for reportng qualitatve research (COREQ): a 32- item checklist for interviews and focus group. Internatonal Journal of Qualitatve in Health Care, 19(6), 349–357. htp:// doi.org/10.1093/intqhc/mzm042

Townend, G.S., Bartolotta, T.E., Urbanowicz, A., Wandin, H. & Curfs, L.M.G. (2020). Pautas de comunicación del síndrome de Rett: manual para terapeutas, educadores y familias. Rett Expertise Centre Netherlands-GKC. https://rett.es/wp-content/uploads/2021/03/20210315-Guia_Comunicacion_Rett.pdf

Valer, A. C., Mallor, E., Souto, C., Vera, N., Jubero, A. & Maldonado, A. (2021). Introducción al síndrome de Rett, artículo monográfico. Revista Sanitaria de Investigación, 2(10), 283. https://revistasanitariadeinvestigacion.com/introduccion-al-sindrome-de-rett-articulo-monografico/

Yin, R.K. (2014). Case Study Research Design and Methods (5th ed.).Sage.

Publicado

2024-06-24

Como Citar

Armas Junco, L., Pérez de la Paz, J., & Alonso Martínez, L. . (2024). O impacto da síndrome de Rett no ambiente escolar: desafios e necessidades . Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(24), e34345. https://doi.org/10.29352/mill0224.34345

Edição

Secção

Educação e desenvolvimento social