Qualidades Psicométricas do Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação (QALA)
DOI:
https://doi.org/10.21814/rpe.24079Palavras-chave:
Literacia em Avaliação, Avaliação das Aprendizagens, QALA, Propriedades psicométricas, Modelo RaschResumo
A literacia em avaliação é uma característica fundamental que todo o professor deve ter, uma vez que a avaliação dos alunos está numa estreita relação com todo o processo de ensino e aprendizagem. pelo que deverá ser considerada um elemento-chave na melhoria do ensino. O objetivo do presente artigo foi o de analisar as propriedades psicométricas de um instrumento desenvolvido para aferir a literacia em avaliação dos professores do ensino básico e secundário: o QALA (Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação). A análise das propriedades psicométricas do QALA foi realizada a partir do Modelo Rasch, que se assume como um conjunto de técnicas estatísticas que se inserem na Teoria de Resposta ao Item (TRI). Os resultados evidenciam as boas qualidades psicométricas do QALA, pelo que o instrumento parece ser adequado para o objetivo a que se propõe, nomeadamente para aferir as perceções que os professores têm sobre os seus conhecimentos e capacidades em avaliação, por um lado, e a sua literacia em avaliação, por outro.
Downloads
Referências
Abell, S., & Siegel, M. (2011). Assessment Literacy: What science teachers need to know and be able to do. In D. Corrigan, J. Dillon, & R. Gunstone (Eds.), The Professional Knowledge Base of Science Teaching. Springer. https://doi.org/10.1007/978-90-481-3927-9_12
American Federation of Teachers, National Council on Measurement in Education, National Education Association (1990). The Standards for Competence in the Educational Assessment of Students. http://files.eric.ed.gov/fulltext /ED323186.pdf.
Bond, T., & Fox, C. (2015). Applying the Rasch Model - Fundamental Measurement in the Human Sciences (3rd ed.). Routledge. https://doi.org/10.4324/9781315814698
Brown, G. (2008). Assessment literacy training and teachers' conceptions of assessment. In C. M. Rubie-Davies, & C. Rawlinson (Eds.), Challenging Thinking about Teaching and Learning (pp. 269-285). Nova Science Publishers.
Brown, T., & Bonsaksen, T. (2019). An examination of the structural validity of the Physical Self-Description Questionnaire-Short Form (PSDQ–S) using the Rasch Measurement Model. Cogent Education, 6(1), 1-28. https://doi.org/10.1080/2331186X.2019.1571146
Cadime, I., Santos, S., Leal, T., Viana, F., Rodrigues, B., Cosme, M. C., & Ribeiro, I. (2017). Compreensão de textos: diferenças em função da modalidade de apresentação da tarefa, tipo de texto e tipo de pergunta. Análise Psicológica, 3(35), 351-366. https://doi.org/10.14417/ap.1234
Campbell, C., Murphy, J., & Holt, J. (2002, October). Psychometric analysis of an assessment literacy instrument: Applicability to preservice teachers [Paper presentation]. Annual Meeting of the Mid-Western Educational Research Association, Columbus, OH, USA.
Couto, G., & Primi, R. (2011). Teoria de Resposta ao Item (TRI): Conceitos elementares para itens dicotómicos. Boletim de Psicologia, 61(134), 1-15.
DeLuca, C., & Klinger, D. (2010). Assessment literacy development: identifying gaps in teacher candidates' learning. Assessment in Education: Principles, Policy and Practice, 17(4), 419-438. https://doi.org/10.1080/0969594X.2010.516643
DeLuca, C., Chavez, T., Bellara, A., & Cao, C. (2013). Pedagogies for preservice assessment education: Supporting teacher candidates' assessment literacy development. The Teacher Educator, 48(2), 128-142. https://doi.org/10.1080/08878730.2012.760024
Fernandes, D. (2022). Avaliar e aprender numa cultura de inovação pedagógica. Leya Educação.
Fidalgo, A., & Scalon, J. (2012). Uso dos métodos Mantel-Haenszel para a detecção do funcionamento diferencial dos itens e software relacionado. Psicologia: Reflexão e Crítica, 25(1), 66-68. https://doi.org/10.1590/S0102-79722012000100008
Fisher, W. (2007). Rating scale instrument quality criteria. Rasch Measurement Transaction, 21(1), 1095.
Franco, M., Anguita, L., Sanz, I., & Hidalgo, P. (2020). Development and Psychometric Properties of the Pressure Injury Prevention Knowledge Questionnaire in Spanish Nurses. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(2), 1-16. https://dx.doi.org/10.3390%2Fijerph17093063
González-de-Paz, L., Kostov, B., López-Pina, J., Solans-Julian, P., Navarro-Rubio, M., & Sisó-Almirall, A. (2018). A Rasch analysis of patients' opinions on primary health care professionals' ethic behaviour with respect to communication issues. Family Practice, 32(2), 237-243. https://doi.org/10.1093/fampra/cmu073
Granger, C. (2007). Rasch analysis is important to understand and use for measurement. Rasch Measurement Transaction, 21(3), 1122-1123. https://www.rasch.org/rmt/rmt213d.htm
Green, K. & Franton, C. (2002, Nov. 14-17). Survey development and validation with the Rasch Model. [Paper presentation]. International Conference on Questionnaire Development, Evaluation, and Testing, Charleston, SC, USA.
Hailaya, W., Alagumalai, S., & Ben. F. (2014). Examining the utility of Assessment Literacy Inventory and its portability to education systems in the Asia Pacific region. Australian Journal of Education, 58(3), 297-317. https://doi.org/10.1177%2F0004944114542984
Koh, K. (2011). Improving teachers' assessment literacy through professional development. Teaching Education, 22(3), 255-276. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10476210.2011.593164
Lah, N., & Tasir, Z. (2018). Measuring Reliability and Validity of Questionnaire on Online Social Presence: A Rasch Model Analysis. Advanced Science Letters, 24(11), 7900-7903. https://doi.org/10.1166/asl.2018.12452
Linacre, J. (2020). A user's guide to Winstep Ministep Rasch-model computer programs. Winsteps.com.
Linacre, J. (2002). Optimizing Rating Scale Category Effectiveness. Journal of Applied Measurement, 3(1), 85-106.
Linacre, J., & Wright, B. (2002). Understanding Rasch measurement: Construction of measures from many-facets. Journal of Applied Measurement, 3(4), 486-512. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12486312/
Luckesi, C. (2005). Avaliação da aprendizagem escolar: Estudos e proposições. Cortez Editora.
Maia, L. (2012). El Modelo de Rasch aplicado a las Ciencias Psicológicas. Revista Eletrónica de Psicologia, Educação e Saúde, 2(1), 1-34.
McGee, J., & Colby, S. (2014). Impact of an assessment course on teacher candidates' assessment literacy. Action in Teacher Education, 36(5-6), 522-532. https://doi.org/10.1080/01626620.2014.977753
Mertler, C. (2003, Oct. 15-18). Preservice versus inservice teachers' assessment literacy: Does classroom experience make a difference? [Paper presentation]. Annual Meeting of the Mid-Western Educational Research Association, Columbus, Ohio, USA.
Mertler, C. & Campbell, C. (2005, April 11-15). Measuring teachers' knowledge and application of classroom assessment concepts: Development of the Assessment Literacy Inventory [Paper presentation]. Annual Meeting of the American Educational Research Association, Montreal, Canada.
Meyer, J. (2014). Applied measurement with jMetrik. Routledge.
Mofreh, S., Ghafar, M., Omar, A., Mosaku, M., & Ma'ruf, A. (2014). Psychometric Properties on Lecturers’ Beliefs on Teaching Function: Rasch Model Analysis. International Education Studies, 7(11), 47-55. https://doi.org/10.5539/ies.v7n11p47
Mohamad, M., Sulaiman, N., Sern, L., & Salleh, K. (2015). Measuring the Validity and Reliability of Research Instruments. Procedia - Social and Beahavioral Sciences, 204, 164-171. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.08.129
Neto, A., & Aquino, J. (2009). A avaliação da aprendizagem como ato amoroso: o que o professor pratica?. Educação em Revista, 25(2), 223-240. https://doi.org/10.1590/S0102-46982009000200010
Plake, B., Impara, J., & Fager, J. (1993). Assessment competencies of teachers: A national survey. Educational Measurement: Issues and Practice, 12(4), 10-12. https://doi.org/10.1111/j.1745-3992.1993.tb00548.x
Popham, W. (2011). Assessment literacy overlooked: A teacher educator’s confession. The Teacher Educator, 46(4), 265–73. https://doi.org/10.1080/08878730.2011.605048
Prieto, G., & Delgado, A. (2003). Análisis de un test mediant el modelo de Rasch. Psicothema, 15(1), 94-100. https://www.psicothema.com/pdf/1029.pdf
Ramesal, A. (2011). Primary and secondary teachers' conceptions of assessment: a qualitative study. Teaching and Teacher Education, 27, 472-482. https://doi.org/10.1016/j.tate.2010.09.017
Ribeiro, L. (1993). Avaliação da aprendizagem. Texto Editora.
Robison, M., Johnson, A., Walton, D., & MacDermid, J. (2019). A comparison of the polytomous Rasch analysis output of RUMM2030 and R (ltm/eRm/TAM/lordif). BMC Medical Research Methodology, 19(1), 1-12. https://doi.org/10.1186/s12874-019-0680-5
Santiago, P., Donaldson, G., Looney, A., & Nusche, D. (2012). OECD reviews of Evaluation and Assessment in Education: Portugal 2012. OECD Publishing.
Santos, L. (2016). A articulação entre avaliação somativa e a formativa na prática pedagógica: uma impossibilidade ou um desafio?. Ensaio-Avaliação e Políticas Públicas, 24(94), 637-669. https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000300006
Stiggins, R. (1991). Assessment literacy. Phi Delta Kappan, 72, 534-539.
Stiggins, R. (1995). Assessment literacy for the 21st century. Phi Delta Kappan, 77(3), 238-246.
Taber, K. (2017). The use of Cronbach's alpha when developing and reporting research instruments in Science Education. Research in Science Education, 48, 1273-1296. https://doi.org/10.1007/s11165-016-9602-2
Vieira, M., Ribeiro, R., & Almeida, L. (2009). As potencialidades da Teoria de Resposta ao Item na validade dos testes: Aplicação a uma prova de dependência-independência de campo. Análise Psicológica, 27(4), 455-462.
Volante, L., & Fazio, X. (2007). Exploring Teacher candidates' assessment literacy: implications for teacher education. Canadian Journal of Education, 30(3), 749-770. https://doi.org/10.2307/20466661
Xu, Y., & Brown, G. (2016). Teacher assessment literacy in practice: A reconceptualization. Teaching and Teacher Education, 58, 149-162. https://doi.org/10.1016/j.tate.2016.05.010
Yamtim, V., & Wongwanich, S. (2014). A study of classroom assessment literacy of primary school teachers. Procedia: Social and Behavioral Sciences, 116, 2998-3004. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2014.01.696
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Revista Portuguesa de Educação
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0.
1. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 CC-BY-SA que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
2. Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: depositar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3. Autores e autoras têm permissão e são estimulado/as a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição Compartilhamento pela mesma Licença Internacional 4.0