O SARC – Serviço de Alojamento de Revistas Científicas foi criado para desenvolver a publicação online de revistas científicas em Portugal, facilitando a gestão de revistas científicas e apoiando nas melhores práticas. O serviço assenta na plataforma de publicação e gestão de publicações OJS – Open Journal System, um sistema open source com uma ampla comunidade de utilizadores e forte impacto no domínio open access.

Este serviço disponibilizado no âmbito do projeto RCAAP é fornecido em SaaS (Software as a Service) e são desenvolvidas todas as atividades de atualização, monitorização, backups, segurança.

Além dos aspetos técnicos, o serviço disponibiliza ainda um serviço de apoio ao editor da revista, assim como a formação necessária à utilização do sistema.

Existem periodicamente candidaturas para o serviço SARC, acompanhe as notícias no website e blog do RCAAP"

##journal.journals##

  • Nação e Defesa

    Nação e Defesa proporciona um espaço de investigação e reflexão privilegiando paradigmas e perspetivas distintas, essenciais ao conhecimento e análise de questões no quadro da segurança e defesa internacional e nacional, no plano teórico e aplicado. Tem como prioridade promover o conhecimento e a reflexão pluridisciplinar, nomeadamente no campo dos Estudos de Segurança, Estudos Estratégicos, Ciência Política, História, Estudos Diplomáticos, Relações Internacionais, Sociologia, Direito Internacional Público e Economia.

  • Saber e Educar

    ÂMBITO


    A Revista Saber & Educar é uma revista de natureza científica do domínio das Ciências da Educação.


    Propriedade da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti (ESEPF), funciona sob a tutela do Centro de Investigação Paula Frassinetti (CIPAF).


    É uma publicação académica, online, com revisão cega por pares, de edição em fluxo contínuo e de acesso aberto.


    Dirige-se a investigadores, professores e estudantes em formação enquanto instrumento ao serviço da difusão direta dos resultados de atividades de pesquisa.


    Aceita artigos nas seguintes línguas:  Françês, Inglês, Português, Espanhol


    PERIODICIDADE


    A revista Saber & Educar tem como modalidade de publicação a publicação contínua. É uma Publicação de edição em fluxo contínuo desde 2023.


    De acordo com a política de publicação contínua, os artigos aprovados, são publicados de imediato. Disponibiliza cada artigo de forma individual com texto integral, url único e doi, em HTML e PDF.


    A revista aceita a submissão em fluxo contínuo sobre investigação empiricamente sustentada ou textos de reflexão teórica inovadora que contribuam para o avanço do conhecimento em temáticas relacionadas com a área da Educação. Para além dos manuscritos submetidos individualmente, a SE lança call para Cadernos Temáticos.


    A data de publicação é publicada em todos os artigos, assim como as datas de submissão e aceitação.


    Acesso Aberto


     


    ARQUIVO


    A Revista Saber & Educar fez, em 2022, transição para uma nova versão do Open Journal Systems (OJS). Os leitores podem aceder ao arquivo até 2020 da Revista.


    Números anteriores a 2020


    Proprietário do periódico


    Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal


    e-ISSN 1647-2144 

  • Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

    [EM DESENVOLVIMENTO]

    A Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação (RPER) é propriedade da Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação (APER). O seu conteúdo inscreve-se no domínio das Ciências da Saúde, mais especificamente na área da Enfermagem de Reabilitação. A revista destina-se à divulgação de artigos originais de investigação, de opinião ou de reflexão sobre as boas práticas, em que pelo menos um dos autores seja Enfermeiro de Reabilitação.

  • Tourism and Hospitality International Journal


    A revista científica Tourism and Hospitality International Journal é um projeto editorial do Departamento de Turismo do ISCE - Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo, enquadrado no Centro de Investigação da instituição    (CI-ISCE), em formato digital, de acesso livre, dedicada à publicação de artigos científicos originais nas áreas do Turismo, Hotelaria e Restauração. 

  • Cinema & Território

    A Cinema & Território (C&T), revista internacional de arte e antropologia das imagens, é uma publicação científica anual, produzida no seio da Universidade da Madeira (UMa), sob a direção de Christine Escallier, PhD (2016-2019), que no primeiro ano (2016-2017) teve como Vice-Diretor Pau Pascual Galbis e Teresa Norton Dias, PhD, desde março 2020. Em maio de 2021 juntaram-se à equipa António Baía Reis, PhD e Guida Mendes, PhD e em agosto de 2023, Inês Rebanda Coelho Coelho, PhD.


    A C&T está aberta a propostas para publicação, de investigadores internos e externos à UMa, que se enquadrem nos domínios das artes e dos estudos cinematográficos, da antropologia visual e das imagens e de outras áreas científicas que abordem as temáticas enunciadas ou que com estas se cruzem.  Estas propostas de publicação serão sujeitas a arbitragem científica segundo o modelo aberto de revisão por pares. A revista pode publicar igualmente trabalhos em formatos diversos como ensaios, entrevistas e recensões críticas, imagens e filmes que se enquadrem nos parâmetros temáticos e de qualidade estabelecidos pela Comissão Científica. A submissão, edição e publicação dos textos, imagens e vídeos é gratuita. A C&T oferece acesso aberto imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

  • Análise Social

    Fundada em 1963, a Análise Social é uma edição trimestral do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Trata-se da mais antiga revista multidisciplinar de ciências sociais em Portugal, publicando artigos originais que resultem de investigação empírica qualitativa ou quantitativa ou de reflexões teóricas inovadoras no domínio das ciências sociais. Ponto de encontro entre diversas disciplinas, metodologias e abordagens científico-sociais, a Análise Social aceita contribuições (mas não se limita a) das áreas da Sociologia • Ciência Política • História • Antropologia • Psicologia Social • Geografia.


     

  • Revista de Enfermagem Referência

    AVISO


    SISTEMA DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS


    Decorrente do processo de transição da gestão do fluxo editorial da Revista de Enfermagem Referência (RER, ESEnfC ®) para a plataforma OJS (Open Journal Systems), esta plataforma está em actualização. 


    Iniciamos o ano de 2023 com a abertura da submissão de artigos à RER exclusivamente por esta plataforma. Sugerimos a consulta das Instruções aos Autores, bem como dos novos documentos necessários à submissão, disponíveis no separador Autores.


    A Revista de Enfermagem Referência (RER) é uma revista científica, peer reviewed, editada pela Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), unidade acolhida pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), avaliada e financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).  A RER está indexada em diversas bases e redes nacionais e internacionais de grande relevância (Scopus, SciELO Portugal, DOAJ, CINAHL via EBSCOHost, RCAAP, Latindex, Redalyc, ProQuest, …).


    A RER dirige-se a estudantes, investigadores, enfermeiros e outros profissionais da área da Saúde e da Educação, e tem como missão divulgar conhecimento científico produzido em Ciências da Saúde e Educação, com ganhos em saúde e impacto no desenvolvimento científico da enfermagem. Exige-se que todos os artigos tenham profundidade científica, sejam originais e demonstrem clara relevância para o avanço científico da problemática em estudo a nível nacional e internacional.

  • Etnográfica

    Etnográfica é uma revista académica internacional especializada em antropologia social e cultural. Aceita propostas de artigos científicos, dossiês temáticos, para além de outros contributos que possam ser julgados do interesse do público da revista. Com periodicidade quadrimestral, publica artigos originais em português, inglês, espanhol ou francês. Todos os textos propostos pelos autores ou organizadores deverão ser inéditos.

  • Quadrante

    A Quadrante – Revista de Investigação em Educação Matemática é uma publicação periódica da Associação de Professores de Matemática (APM). A revista constitui-se um espaço de intercâmbio de ideias e experiências no campo da investigação em educação matemática, publicando textos de investigação que se centram em questões relacionadas com o ensino e a aprendizagem da matemática e a formação do professor que ensina matemática, nos diferentes níveis de ensino.

  • Servir


    A Revista SERVIR publica opiniões, reflexões doutrinais a tendentes à enfermagem, análises do estado da arte e resultados de investigações sobre temas relevantes para a Enfermagem e saúde em geral. [EM DESENVOLVIMENTO]

  • Conservar Património

    Conservar Património é uma revista com revisão por pares, de acesso livre, indexada nas bases bibliométricas Scopus e Web of Science. É publicada pela ARP desde 2005. Em 2019 a revista obteve o indicador 0.40 (percentil 58) na CiteScore e em 2020 encontra-se no Q1 para a Museologia e Q2 para a Conservação na Scimago SJR. A revista é quadrimestral. O acesso é gratuito para leitores e autores e o copyright é retido pelo(s) autor(es).

  • Revista Portuguesa de Pedopsiquiatria

    Revista Portuguesa de Pedopsiquiatria (RPP) é uma publicação científica da Associação Portuguesa de Psiquiatria da Infância e da Adolescência (APPIA). Publica artigos originais, na área da saúde mental da infância e adolescência, nas seguintes vertentes: investigação científica, revisão bibliográfica, exposição e discussão de casos clínicos e resumos críticos de livros ou artigos com particular relevância.


    A RPP procura privilegiar a diversidade e multidisciplinaridade, contando com artigos de autores portugueses e estrangeiros sobre psicopatologia na infância e adolescência, intervenções psicoterapêuticas e psicofarmacológicas, desenvolvimento psicoafectivo, promoção em saúde mental e adaptação à doença, bem como temas relacionados com o contexto familiar, comunitário e cultural.


    A primeira edição da RPP foi publicada em dezembro de 1990, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e até à data foram publicados 45 números, em geral com uma periodicidade bianual. A pandemia COVID teve um impacto significativo no funcionamento da APPIA, e implicou uma interrupção na regularidade da sua publicação, que foi retomada no segundo semestre de 2023. 


    A apresentação pública da RPP decorreu no I Encontro da Associação Portuguesa de Psiquiatria da Infância e da Adolescência, tendo sido feita por Coimbra de Matos, que foi o seu Diretor até 2003. Posteriormente, e até 2014, foi dirigida por Maria Luís Borges de Castro, que deu continuidade ao projeto inicial, dinamizando não só a edição da RPP, mas também a organização regular dos Colóquios da Revista. Pedro Pires foi Diretor entre 2014 e 2017, e seguidamente, até 2023, a Direção foi assumida por Paula Pinto de Freitas, que promoveu a informatização da RPP e a sua colocação no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, com melhoria significativa da sua acessibilidade.


    Atualmente a RPP tem como Diretora Teresa Goldschmidt, e como Diretoras-Adjuntas Ana Margarida Moreira, Inês Barroca e Maria do Carmo Santos.

  • RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning

    A Revista RE@D - Revista de Educação a Distancia e Elearning - é uma revista online, de acesso aberto, com artigos em português, espanhol e em inglês, de publicação contínua, e tem como objetivo promover o intercâmbio de ideias, pensamento e investigação em torno de domínios considerados vitais para o desenvolvimento da Educaçao a Distancia, da Educaçao Aberta e do E-Learning e que pretende promover a melhoria da qualidade da investigaçao fundamental e aplicada nestes dominios. 


    Privilegiam-se tematicas relacionadas com os desenvolvimentos educacionais e  pedagogicos sustentados por tecnologias digitais bem como a reflexao em torno das problematicas sociais, culturais e simbolicas mais marcantes da sociedade em rede.

  • Práticas da História. Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past

    A Práticas de História é uma revista académica digital publicada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (FCSH-NOVA), com o apoio do IHC – Instituto de Histórica Contemporânea e do CHAM – Centro de Humanidades. O principal objetivo da revista é promover a discussão em torno da teoria da História, Historiografia e dos Usos do Passado, publicando textos em português, inglês, espanhol ou francês.

  • Portuguese Journal of Pediatrics

    A PJP é uma revista científica dirigida essencialmente a pediatras (vertente médico-cirúrgica) e a médicos em formação pós-graduada, podendo os respectivos conteúdos interessar a outros médicos e profissionais devotados à saúde da criança e adolescente inseridos no respectivo meio familiar e social. A PJP funciona na modalidade de revisão prévia dos textos submetidos ao corpo editorial por colegas peritos em anonimato mútuo (peer review).
  • Acta Radiológica Portuguesa

    A Acta Radiológica Portuguesa (ARP), é a revista científica  oficial da Sociedade Portuguesa de Radiologia e Medicina Nuclear (SPRMN)

  • Anais de História de Além-Mar



    Os Anais de História de Além-Mar (AHAM) são uma revista científica de periodicidade anual, publicada pelo CHAM - Centro de Humanidades, uma unidade de investigação inter-universitária vinculada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) e à Universidade dos Açores (UAc), referenciada e indexada em bases de dados internacionais.


    Os AHAM têm por objectivo principal a divulgação de trabalhos académicos originais e relevantes sobre a expansão portuguesa, desde as primeiras «grandes navegações» (século XV) até ao final do «Império Ultramarino» (século XX), no seu enquadramento histórico, contemplando a comparação com fenómenos paralelos e as articulações entre as histórias e as sociedades dos espaços envolvidos.



  • Antropológicas

    A revista Antropológicas é um espaço de diálogo científico e cultural entre diversos discursos das Ciências Sociais, tendo a Antropologia como âncora e o comportamento humano como objeto.

  • Arquipelago - Life and Marine Sciences

    ARQUIPELAGO - Life and Marine Sciences, publica anualmente artigos científicos originais, "short communications" e revisões nas áreas terrestre e marinha das ilhas Atlânticas oceanicas e montes submarinos.

  • artciencia.com, Revista de Arte, Ciência e Comunicação

    A revista artciencia.com, Revista de Arte, Ciência e Comunicação é uma publicação digital independente, de acesso aberto, totalmente livre, com sistema de revisão por pares. Com uma periodicidade semestral (e.g. mínimo de dois números por ano ou, em alternativa, um número duplo), a revista tem como objectivos a publicação de trabalhos académicos e científicos de cruzamento interdisciplinar e de intercepção entre as Artes, as Humanidades, as Ciências e a Comunicação. A possibilidade de publicação de portfolios complemanta o âmbito da revista, ampliando e potenciando a disseminação e o conhecimento em ambos os domínios, o da criação artística e o da investigação.

  • Boletim da Sociedade Portuguesa de Matemática

    O Boletim é uma publicação da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), com dois números publicados em cada ano, dirigida a todos os que se interessam pela matemática. Constitui um espaço diversificado de informação, que promove a circulação de ideias e opiniões, bem como a troca de experiências entre os que ensinam, investigam ou aplicam a Matemática. O Boletim publica essencialmente artigos não especializados com relevância para a investigação em matemática.

  • Cadernos de Estudos Africanos

     









    A revista Cadernos de Estudos Africanos é uma publicação científica e académica do Centro de Estudos Internacionais do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa (CEI-Iscte) especializada em temáticas africanas. Os artigos, tanto baseados em trabalho de campo como em elaboração teórica, norteiam-se pelos contributos significativos que aportam aos estudos sobre África e as diásporas africanas. Os Cadernos estão abertos à comunidade científica nacional e internacional que se debruça sobre o continente, particularmente nas áreas das Ciências Sociais e Humanas, apostando na internacionalização e na inter e multidisciplinaridade.
  • CIDADES, Comunidades e Territórios

    A CIDADES, Comunidades e Territórios é uma revista quadrimestral, com revisão de pares em sistema duplamente cego, criada em 2000 e publicada pelo DINÂMIA’CET-Iscte.


    A orientação da CIDADES baseia-se na pluralidade de perspectivas teóricas e abordagens disciplinares ao tema da cidade, no âmbito da área multidisciplinar dos Estudos Urbanos.  A CIDADES procura aprofundar o conhecimento acerca das questões urbanas e promover políticas para intervir nos processos de transformação das cidades, das comunidades e dos territórios.

  • Revista de Ciências Agrárias

    A Revista de Ciências Agrárias edita artigos científicos ou técnicos e revisões bibliográficas, inéditos, no âmbito das Ciências Agrárias e afins, e aceita manuscritos de sócios e não sócios da Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal (SCAP).

  • Finisterra

    A Finisterra, editada desde 1966 pelo Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa (CEG, Universidade de Lisboa), é a mais antiga e uma das principais revistas portuguesas de Geografia. Publica textos inéditos dedicados à investigação em diversas vertentes da Geografia Física e Humana, Riscos ambientais, Planeamento Regional e Local, Ordenamento do Território, Desenvolvimento Regional e Local, Ciência da Informação Geográfica, entre outros. Enquanto plataforma privilegiada para investigadores/as jovens e  seniores, bem como estudantes universitários/as e planeadores/as, publica em língua portuguesa, assim como em inglês, francês e espanhol. Na Finisterra, em cada artigo, estão incluídos o título, resumo e palavras-chave em quatro línguas, e títulos de figuras e quadros em dois idiomas. O controlo de qualidade dos manuscritos submetidos é efectuado através de um/a editor/a, uma comissão editorial e de uma dupla arbitragem por pares. Desde 2016 é publicada 3 vezes por ano (abril, agosto e dezembro). A Finisterra encontra-se indexada Clarivate / Web of Science (Emerging Sources Citation Index – ESCI); SciELO Citation Index; SCOPUS; ERIH PLUS (European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences); WebQualis (Capes); SCImago; SciELO – Scientific Electronic Library; EBSCO (Academic Search Complete); DOAJ (Directory of Open Access Journals); Dialnet; Latindex (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal); REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico); Sherpa/ROMEO (Journals database).

  • Revista Interacções

    revista Interacções


    Interacções é uma revista em formato eletrónico, de acesso livre, com publicação contínua, que publica três números por ano – regulares ou especiais/temáticos -, constituídos por artigos originais e inéditos sobre investigação ou reflexão teórica em culturas e artes, ciência, línguas e literaturas, didática, sociologia, psicologia, administração, tecnologias perspetivadas na sua relação com a educação. Apenas são aceites artigos que se enquadrem nestes domínios de atuação da revista. Esta pretende constituir-se como um espaço internacional privilegiado de interação entre diferentes áreas de conhecimento, bem como contribuir para o conhecimento científico e a consolidação da investigação feita nestas áreas. Os artigos podem ser publicados em português, espanhol, inglês ou francês.


    Para além dos manuscritos submetidos individualmente, a Interacções aceita propostas de organização de números temáticos.


    Interacções subscreve uma conduta inclusiva, pelo que recusará textos apologistas de qualquer tipo de discriminação.


    A revista Interacções mantem uma chamada de artigos aberta em permanência para números livres. Os manuscritos são enviados (obrigatoriamente) em versão eletrónica (ficheiro Word) através da plataforma da revista, na secção Artigos.  Os autores devem colocar em "Assunto" a indicação do volume e número (ou temática) da revista a que submetem o artigo.


    Poderão obter um Texto Base para Artigo da Interacções em Template.


    Sob pena de rejeição, os autores não devem indicar no artigo a informação relativa a autoria e afiliação institucional, de forma a garantir a revisão cega.

  • Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health




    • Millenium - Journal of Education, Technologies and Health, é uma revista científica com revisão por pares, propriedade do Instituto Politécnico de Viseu (IPV). É editada pelo Instituto Politécnico de Viseu, tem publicação  quadrimestral publicando 3 números anuais (janeiro- abril; maio-agosto; setembro-dezembro). Sempre que se considerar oportuno ,ocorrem edições especiais suplementares. Tendo em conta as boas práticas de publicação científica e de modo a reduzir o tempo entre a submissão e a publicação, a revista segue a modalidade de publicação contínua desde 2023. É disponibilizada em formato eletrónico cujo acesso é público e gratuito. Tem uma extensão internacional e é publicada em formato bilingue sendo obrigatória a versão em inglês. De vocação e âmbito multidisciplinar, publica artigos científicos artigos técnicos- científicos, estudos teóricos ou aplicados, resultantes de investigação original, em diferentes domínios e áreas científicas das ciências da vida e da saúde, das ciências agrárias, alimentares e veterinárias, da educação e desenvolvimento social, e das engenharias, tecnologia, gestão e turismo.


  • Motricidade

    A revista Motricidade (ISSN 1646-107X, eISSN 2182-2972) é uma publicação científica trimestral, propriedade das Edições Sílabas Didáticas. A política editorial da revista visa contribuir para o desenvolvimento e disseminação do conhecimento científico de caráter teórico e empírico nas áreas científicas do desporto, psicologia e desenvolvimento humano, e saúde, adotando sempre que possível uma natureza interdisciplinar. São considerados para publicação artigos originais e artigos de revisão, realizados com rigor metodológico e que possam contribuir para o desenvolvimento destas áreas científicas ou promover o debate internacional em torno destas temáticas.

    Atualmente, está incluída em algumas das mais importantes bases internacionais de indexação e de resumos, como é o caso da Web of Knowledge/Scielo Citation Index (Clarivate Analytics), Elsevier (SCOPUS, EMCare), SCImago (SJR: Medicine, Health Professions), PsycINFO, IndexCopernicus, Scielo, CABI, Qualis, SPORTDiscus, EBSCO, CINAHL, Proquest, DOAJ, Latindex, Gale/Cengage Learning, SIIC Databases, BVS ePORTUGUESe, SHERPA/RoMEO, OCLC, Hinari/WHO, Swets Information Services, entre outras.

    A revista Motricidade subscreve os requisitos propostos pelo International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) e pela American Psychological Association (APA), para a apresentação de artigos científicos a revistas com arbitragem científica.

  • NASCER E CRESCER - BIRTH AND GROWTH MEDICAL JOURNAL

    A Revista NASCER E CRESCER - BIRTH AND GROWTH MEDICAL JOURNAL, dirige-se a todos os profissionais de saúde e à comunidade científica em geral com interesse na área da Saúde Materno Fetal, Neonatal e Pediátrica. Tem como principais objetivos a difusão de informação científica, rigorosa, atualizada e a promoção da investigação,sendo o seu conteúdo composto por artigos originais, artigos de revisão, casos clínicos, artigos de opinião e resumos de apresentações em eventos científicos.

  • PROELIUM

    A PROELIUM é uma revista de divulgação científica para todos os investigadores (autores) nacionais e internacionais submeterem comunicações e trabalhos de investigação originais.


    A PROELIUM caracteriza-se por uma revista de “banda larga”, e aceita comunicações e trabalhos de investigação originais das diferentes áreas científicas que possam contribuir para a Defesa e Segurança de uma forma geral.

  • Psilogos

    A revista Psilogos tem por objectivo contribuir para a formação técnico-científica nos diversos domínios da saúde mental. De frequência semestral e regime open-access, publica editoriais, artigos originais, artigos de revisão, assim como casos clínicos pertinentes, resumos críticos de livros ou outros trabalhos com interesse para a área da Saúde Mental. A cada dois anos publica ainda as actas do Simpósio organizado pelo Departamento de Saúde Mental do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, EPE. Psilogos (eISSN: 2182-3146; ISSN: 1646-091X).

     

  • Revista Jurídica Portucalense

     






    • A Revista Portucalense encontra-se indexada na CrossRef e DOAJ


    CHAMADA DE ARTIGOS/ CALL FOR PAPERS


    A Revista Jurídica Portucalense (RJP) é editada semestralmente, em formato digital em open access.


    No sentido do enriquecimento ininterrupto dos seus conteúdos e da divulgação do pensamento jurídico, a Universidade Portucalense, a Revista Jurídica Portucalense e o Instituto Jurídico Portucalense vêm convocar o contributo da comunidade científica em todas as áreas do Direito. Para tanto, poderá proceder à submissão de trabalhos originais, que, após avaliação e aprovação por uma comissão de pares por meio do método internacional double blind peer review, serão publicados na secção “Investigação Científica”.


    Prazos de submissão: A TODO O TEMPO


    Na expectativa dos Vossos contributos, saudações cordiais.


    A Editora Geral, Mónica Martinez de Campos

  • Revista Portuguesa de Educação

    A Revista Portuguesa de Educação (RPE) é uma publicação contínua do Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho (UMinho).


    A revista tem como objetivos:


    a) difundir conhecimento original e atual na área da Educação;


    b) fomentar e facilitar o desenvolvimento de redes científicas nacionais e internacionais capazes de contribuir para o avanço do conhecimento nessa área.

  • Revista Sociedade Portuguesa de Oftalmologia

    A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) foi fundada em 1939 com os objectivos de:


          - promover e contribuir para o desenvolvimento da Oftalmologia nosseus diferentes aspectos, designadamente comunitário e profilático,assistencial e curativo, científico, pedagógico e de investigação, com respeitopela ética e deontologia profissional;


          - defender os interesses dos seusassociados, particularmente no domínio do exercício da profissão; contribuirpara a correcta concepção de uma política se saúde no campo da Oftalmologia,com garantia de padrões de qualidade e competência consentâneos com asexigências da Ciência Médica;


          - zelar para que não seja posta em risco a saúdedas pessoas, nomeadamente através da prática de actos médicos por profissionaisnão médicos ligados a actividades meramente instrumentais em relação àoftalmologia.


    Foi com este espírito a SPO criou, em 1976, a sua revista, que adquiriu a designação actual em 2001. Actualmente, a revista pretende responder às necessidades dos seus associados, dando espaço de publicação, privilegiando trabalhos de investigação básica e clínica, de forma a promover a investigação médica (especialmente na área de Oftalmologia) em Portugal. 


     


    Oftalmologia é a revista oficial da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) e publica de forma prioritária trabalhos de investigação básica e clínica, como artigos originais, artigos de revisão, casos clínicos, relacionados com oftalmologia nas suas diferentes especialidades, bem como temas de áreas de conhecimento-fronteira com interesse para a prática médico-cirurgica e processo clínico na prespectiva da governação clínica em oftalmologia.

  • Revista da UI_IPSantarém

     


    O website da Revista está em alterações...
    Seremos breves! 
    Agradecemos a vossa compreensão


     

  • Sinais de Cena

    APRESENTAÇÃO E HISTORIAL


    Sinais de Cena - Revista de Estudos de Teatro e Artes Performativas publica textos inéditos dedicados à investigação em Estudos de Teatro e Artes Performativas.


    É uma revista anual, especializada em estudos de teatro e artes performativas, editada pelo Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em colaboração com a Associação Portuguesa de Críticos de Teatro (APCT). 


    A revista Sinais de Cena foi fundada em 2004 por Carlos Porto, Luiz Francisco Rebello, Paulo Eduardo Carvalho e Maria Helena Serôdio, que a dirigiu até 2014. Durante esses dez anos manteve uma periodicidade semestral (Junho e Dezembro). Até ao número 10 (Dezembro de 2008) foi editada pela Campo das Letras. A publicação dos números 11 (Junho de 2009) a 22 (Dezembro de 2014) esteve a cargo da Húmus. A série II tem início em Junho de 2016 sob a chancela das edições Orfeu Negro. Em 2022 iniciou a série III e passou a comportar apenas o formato digital na plataforma RCAAP.


    A revista está indexada nas seguintes plataformas: Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), SHERPA/RoMEO e Latindex.

  • Sisyphus – Revista de Educação

    A Sisyphus — Revista de Educação pretende ser um espaço para uma discussão de aspetos políticos, sociais, económicos, culturais, históricos, curriculares e organizacionais da educação. Persegue uma ampla agenda de investigação, enriquecendo-se levando em linha de conta a abertura de novos posicionamentos conceptuais e críticos face às circunstâncias e tendências em presença ou em confronto na arena educativa global


    A revista publica textos que mostrem investigação original – estudos teóricos e análises empíricas – e recorram a uma variedade de métodos, encorajando abertamente a submissão de investigações inovadoras e provocativas, fundadas em diversas orientações, incluindo trabalhos de orientação política. Não se filia em qualquer paradigma; antes promove uma multiplicidade de abordagens. Os editores procuram publicar artigos de uma variedade de disciplinas académicas, buscando contribuições claras e significativas para a compreensão dos processos educativos. Aceita trabalhos de investigadores, académicos, funcionários da administração, práticos, professores, alunos e observadores informados em educação e campos relacionados. A revista pode aceitar elementos não convencionais, tais como ensaios fotográficos e produções artísticas.


     

  • Sociologia, Problemas e Práticas

    Sociologia, Problemas e Práticas is a scientific journal whose main purpose is to publish sociological analysis articles resulting from original research, the development of theory, or thematic evaluation. It also accepts papers from other social science areas, where there is an interdisciplinary interest. It is directed towards an international audience, publishing articles in Portuguese, English Spanish and French, by authors from various countries. The journal's editorial stance is governed by principles of scientific quality, paradigmatic pluralism and social relevance. It aims to ensure that the articles published make a significant contribution to the advance of knowledge. Articles submitted for publication undergo a blind independent review by at least two recognised specialists drawn from a range of countries.The journal Sociologia, Problemas e Práticas was established in 1986, since when it has been published without interruption. It is indexed in various international bibliographic databases.


     









    Sociologia Problemas e Práticas

    Indexing and Abstracting


    Scopus
    SciELO Citation Index
    ERIH PLUS
    SciELO

    Capes
    DOAJ
    EBSCO Publishing
    Latindex
    Sociological Abstracts
    Revues.org
    SHERPA/RoMEO
    SCImago