Sobre a Revista

APRESENTAÇÃO E HISTORIAL

Sinais de Cena Revista de Estudos de Teatro e Artes Performativa (Performing Arts and Theatre Studies Journal) publica textos inéditos dedicados à investigação em Estudos de Teatro e Artes Performativas.

É uma revista anual, especializada em estudos de teatro e artes performativas, editada pelo Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em colaboração com a Associação Portuguesa de Críticos de Teatro (APCT). 

A revista Sinais de Cena foi fundada em 2004 por Carlos Porto, Luiz Francisco Rebello, Paulo Eduardo Carvalho e Maria Helena Serôdio, que a dirigiu até 2014. Durante esses dez anos manteve uma periodicidade semestral (Junho e Dezembro). Até ao número 10 (Dezembro de 2008) foi editada pela Campo das Letras. A publicação dos números 11 (Junho de 2009) a 22 (Dezembro de 2014) esteve a cargo da Húmus. A série II tem início em Junho de 2016 sob a chancela das edições Orfeu Negro.

As secções dedicadas à produção ensaística (“Dossiê Temático” e “Estudos Aplicados) têm arbitragem científica. Nestas secções, os artigos podem ser publicados em português, inglês, francês, espanhol e italiano. Em cada um destes textos estão incluídos o título, um resumo, cinco palavras-chave em duas línguas, bem como uma nota biográfica do/a autor/a do artigo.

O controlo de qualidade dos manuscritos submetidos é efetuado através de um/a editor/a, uma comissão editorial e de, pelo menos, um parecer cego de arbitragem científica por pares.

As restantes secções fixas – “Portefólio”, “Primeira Pessoa (Entrevista)”, “Passos em Volta (Análise de espetáculos) e “Leituras” (recensões de obras de e sobre teatro) – dedicam-se à documentação, debate, análise e avaliação do que no campo do teatro – e de outras artes performativas – se vem praticando nas suas múltiplas vertentes criativas, tanto em Portugal (seu vértice maior de interesse e preocupação), como no resto do mundo. Cada uma destas secções é coordenada, em cada número, por dois membros do Conselho Editorial. Estas secções não são submetidas a arbitragem científica.

A revista está indexada nas seguintes plataformas: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP - https://www.rcaap.pt/), SHERPA/RoMEO https://v2.sherpa.ac.uk/romeo/) e Latindex (https://www.latindex.org/latindex/ficha/17446).

Número Atual

2.ª série, n.º 5 (2021)
					Ver 2.ª série, n.º 5 (2021)

No índice deste número encontramos, para além de vários ensaios dedicados ao fazer e ao pensar do teatro contemporâneo (na secção Estudos Aplicados), um Dossiê Temático dedicado a Fernando Pessoa e as Artes Performativas, alimentando o curioso diálogo transhistórico que este autor (ainda) estabelece com a dramaturgia contemporânea.

Publicado: 2021-06-28

Editorial

Na primeira pessoa

Ver Todos os Números

A revista SINAIS DE CENA ocupa uma posição de destaque entre as publicações especializadas em teatro e artes performativas em Portugal. Fundada em 2004, inaugurou, em 2016, uma segunda série, sob a chancela das edições Orfeu Negro, adquirindo peridiocidade anual.