Sobre a Revista

APRESENTAÇÃO E HISTORIAL

Sinais de Cena - Revista de Estudos de Teatro e Artes Performativas publica textos inéditos dedicados à investigação em Estudos de Teatro e Artes Performativas.

É uma revista anual, especializada em estudos de teatro e artes performativas, editada pelo Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em colaboração com a Associação Portuguesa de Críticos de Teatro (APCT). 

A revista Sinais de Cena foi fundada em 2004 por Carlos Porto, Luiz Francisco Rebello, Paulo Eduardo Carvalho e Maria Helena Serôdio, que a dirigiu até 2014. Durante esses dez anos manteve uma periodicidade semestral (Junho e Dezembro). Até ao número 10 (Dezembro de 2008) foi editada pela Campo das Letras. A publicação dos números 11 (Junho de 2009) a 22 (Dezembro de 2014) esteve a cargo da Húmus, sempre com Direção de Maria Helena Serôdio. A série II tem início em Junho de 2016 sob a chancela das edições Orfeu Negro, com Direção de Rui Pina Coelho. Em 2022 iniciou a série III e passou a comportar apenas o formato digital e a operar na plataforma OJS (Open Journal Systems), com Direção de Marta Brites Rosa. 

Notícias

Lançamento do nº 3 "Arquivos e artes performativas: memória, transmissão e criação"

2024-11-23

O nº 3, III série, da revista Sinais de Cena - Revista de Estudos de Teatro e Artes Performativas com o Dossiê Temático "Arquivos e artes performativas: memória, transmissão e criação", com coordenação de Maria João Brilhante, vai ser lançado no dia 24 de novembro.

Inclui ainda artigos sobre estudos diversos sobre teatro, uma entrevista a Sara Barros Leitão, uma secção de imagens dedicada ao Teatro Experimental de Cascais, críticas a espetáculos e recensões de e sobre artes performativas.

Ler mais sobre Lançamento do nº 3 "Arquivos e artes performativas: memória, transmissão e criação"

Número Atual

3ª série, nº 3 (2024)
					Ver 3ª série, nº 3 (2024)

O número 3 da 3ª série da revista Sinais de Cena - Revista de Estudos de Teatro e Artes Performativas contém Dossiê Temático dedicado a  "Arquivos e artes performativas: memória, transmissão e criação", com coordenação de Maria João Brilhante. Inclui ainda artigos sobre estudos diversos sobre teatro, uma entrevista a Sara Barros Leitão, uma secção de imagens dedicada ao Teatro Experimental de Cascais, críticas a espetáculos e recensões de e sobre artes performativas.

Colaboram neste número Alexandra Moreira da Silva, André Murraças, Andresa Fresta Marques, Bruno Schiappa, Catarina Firmo, Emília Costa, Fábio Marques Belém, Filipa Magalhães, Filipe Figueiredo, Gustavo Vicente, Laura Rozas Letelier, Marcondes Gomes Lima, Maria João Brilhante, Marta Brites Rosa, Massimo Milella, Miguel Nigro, Nicola D’Andrea, Paula Gomes Magalhães, Ricardo Correia e Tiago Ivo Cruz.

Publicado: 2024-11-23

Número Completo

Editorial

Portefólio

Ver Todos os Números

A revista SINAIS DE CENA ocupa uma posição de destaque entre as publicações especializadas em teatro e artes performativas em Portugal. Fundada em 2004, inaugurou, em 2016, uma segunda série, sob a chancela das edições Orfeu Negro, adquirindo peridiocidade anual. Em 2022 iniciou a III série e passou a comportar apenas o formato digital na plataforma RCAAP.