Notícias

Chamada de Artigos_ Volume 22_N.º 73 – Número Especial “Vozes em ação: Percursos, Desafios e Oportunidades para uma Educação Autorregulada” - Reflexões e práticas em torno da participação ativa dos alunos e da transformação pedagógica

2025-07-24

Edição em fluxo contínuo em atualização.

Título:

Vozes em ação: Percursos, Desafios e Oportunidades para uma Educação Autorregulada - Reflexões e práticas em torno da participação ativa dos alunos e da transformação pedagógica

Esta edição especial centra-se na discussão sobre práticas e estudos relacionadas com a promoção da autorregulação da aprendizagem e a valorização da participação ativa dos alunos no processo educativo, com especial incidência no ensino secundário (mas aberta a outros contextos).  Dá-se particular atenção às estratégias pedagógicas que potenciam o envolvimento dos estudantes na construção do seu processo de aprendizagem, bem como ao papel da observação entre pares no apoio à aprendizagem autorregulada.

A ideia da autorregulação das aprendizagens começou a circular em Portugal na expressão "Aprender a Aprender" que constituiu uma das linhas de atuação do programa Educação para Todos – PEPT2000, criado por uma resolução do Conselho de Ministros em 1991. O programa foi encerrado em 1999 e durante os 9 anos da sua vigência lançou um conjunto de subprojectos, que depois eram adotados nas escolas que a eles aderiam, que se pretendia que contribuíssem para o desígnio comum de promover a escolaridade de 9 anos para todos. O "Aprender a Aprender" era um desses subprojetos (Resolução do Conselho de Ministro nº29/91 e Ministério da Educação, 1999. Programa Educação para Todos. Editorial do ME).

Desde a publicação do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) (Martins, 2017) todas as Escolas passaram a ter em consideração que, ao fim de 12 anos de escolaridade os estudantes precisavam de ser autónomos em muitos níveis e também na sua competência para autorregular as suas aprendizagens. Também alguma investigação tem vindo a ser realizada sobre as diversas facetas que a temática abrange. 

Esta edição convida investigadores e profissionais da educação a submeter propostas de artigos que dialoguem com estas temáticas:

  • A autorregulação e corregulação da aprendizagem;
  • A observação entre pares como prática de formação e transformação pedagógica;
  • O feedback realizado pelos alunos como mecanismo de melhoria contínua;
  • A Voz dos estudantes e o seu papel enquanto coconstrutores da aprendizagem;
  • A Voz dos professores sobre práticas e desafios neste contexto.

Quer a partir de estudos empíricos, quer de revisões de literatura, assim como de descrição de práticas pedagógicas, esta edição especial tem o objetivo de promover uma reflexão alargada e interdisciplinar sobre os desafios e oportunidades da autorregulação da aprendizagem no contexto atual da educação.

 

Datas importantes:

- Submissão de artigos: até 10/10/2025

- Notificação dos autores: até 28/11/2025

- Submissão dos artigos finais: até 31/12/2025

- Publicação do número: janeiro 2026

 

Editores convidados do número 73:

  • Daniela Pedrosa - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • Ana Mouraz - Departamento de Educação e Ensino a Distância, Universidade Aberta, Portugal; LEAD & CIIE
Ler mais sobre Chamada de Artigos_ Volume 22_N.º 73 – Número Especial “Vozes em ação: Percursos, Desafios e Oportunidades para uma Educação Autorregulada” - Reflexões e práticas em torno da participação ativa dos alunos e da transformação pedagógica

Número Atual

Vol. 22 N.º 73 (2026): Número Especial “Vozes em ação: Percursos, Desafios e Oportunidades para uma Educação Autorregulada” - Reflexões e práticas em torno da participação ativa dos alunos e da transformação pedagógica

A autorregulação da aprendizagem tem assumido um papel essencial central nos discursos educativos atuais, na investigação em educação e nas orientações curriculares, ao reconhecer que os alunos são agentes ativos na regulação do seu processo de aprendizagem e, como tal, são capazes de definir objetivos, de adotar estratégias de aprendizagem eficazes, de monitorizar o seu progresso, de refletir criticamente sobre as suas estratégias, e de reajustar o seu processo de aprendizagem. Esta edição especial intitulada “Vozes em ação: Percursos, Desafios e Oportunidades para uma Educação Autorregulada”, propôs-se trazer reflexões e práticas através de estudos teóricos e/ou empíricos sobre a participação ativa dos alunos, a transformação das práticas pedagógicas e o papel da escola na promoção de aprendizagens mais autónomas, conscientes e sustentáveis.

Nesta edição especial foram integrados e selecionados sete artigos, após um processo de revisão de pares cuidadoso com 3 revisores que asseguraram o rigor e qualidade científica.

Os artigos apresentam uma diversidade de abordagens, quer ao nível de análise quer ao nível dos contextos onde a autorregulação da aprendizagem pode ser operacionalizada e pensada criticamente. Os artigos apresentam contributos que abraçam diferentes dimensões: desde as políticas curriculares às práticas de sala de aula, da ação docente à voz dos alunos, e da avaliação formativa às tecnologias emergentes, demonstrando os desafios e as oportunidades que existem nesta área e no contributo para a inovação pedagógica.

Os artigos, em conjunto, refletem para a importância de ecossistemas educativos que valorizem a metacognição, a colaboração, a corregulação da aprendizagem, e a participação ativa como pilares de uma educação focada no papel do aluno no centro da aprendizagem.

 

Editoras convidadas do número 73:

  • Daniela Pedrosa - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • Ana Mouraz - Departamento de Educação e Ensino a Distância, Universidade Aberta, Portugal; LEAD & CIIE
Publicado: 2026-01-29
Ver Todos os Números