Cyberbullying: Um desafio à investigação e à formação

Autores

  • João Amado Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
  • Armanda Matos Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
  • Teresa Pessoa Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
  • Thomas Jäger Zentrum für empirische pädagogische Forschung, Universidade de Koblenz, Landau

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.409

Palavras-chave:

Indisciplina, Bullying, Cyberbullying, Formação.

Resumo

Neste artigo começamos por referir a actualidade do tema do cyberbullying e a  natureza do fenómeno. Na sequência, damos conta da sua investigação e das acções para o prevenir e combater, no contexto nacional, e das principais conclusões que a pesquisa internacional, ainda que incipiente, permite desde já registar. Seguidamente faremos uma breve explicitação de alguns resultados obtidos nas primeiras fases do projecto CyberTraining: A Research-based Training Manual On Cyberbullying. Trata‑se de dar a conhecer os resultados da consulta por questionário on-line a formadores e a investigadores, no sentido de captar a sua opinião acerca das diferentes facetas e natureza do cyberbullying, dos seus próprios limites e necessidades de formação para lidar com o problema frente a vários públicos, e de quais os principais elementos que, do seu ponto de vista, devem constar num manual que possa servir, de forma cabal, aos interesses da formação nesta área e a públicos diversos.

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Publicado

2009-11-06

Como Citar

Amado, J., Matos, A., Pessoa, T., & Jäger, T. (2009). Cyberbullying: Um desafio à investigação e à formação. Revista Interacções, 5(13). https://doi.org/10.25755/int.409

Edição

Secção

Número 13 - Comportamentos de bullying em contexto escolar: Diálogos interdisciplinares.