Les décrocheurs scolaires se racontent
Como a entrevista da pesquisa pode contribuir para a desconstrução dos processos de estigmatização?
DOI:
https://doi.org/10.21814/rpe.19753Palavras-chave:
Abandono escolar, Identidade negativa, Entrevista de investigação, Investigação biográfica em educaçãoResumo
Este artigo analisa a entrevista de investigação como um mecanismo de intervenção para promover e apoiar o processo de emancipação dos actores sociais confrontados com uma identidade negativa no contexto de uma investigação das trajectórias biográficas dos jovens que abandonaram a escola. Ao desenvolver uma metodologia de entrevista baseada nos princípios teóricos da pesquisa biográfica em educação, foram identificadas várias condições favoráveis a este processo de emancipação. A consideração destas condições permite, em particular, evitar a armadilha de reduzir o respondente a um objecto de conhecimento e considerá-lo como sujeito das suas possíveis transformações no contexto das suas interacções com o investigador. A entrevista de pesquisa não é isenta de impacto para o pesquisador, que experimenta em contato com os entrevistados um espaço de subjetivação recíproca, iniciando uma mudança de posição e uma modificação de sua narrativa pessoal.
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