Gestão de conflitos interpessoais pelos estudantes do ensino superior: revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.35019

Palavras-chave:

Gestão de conflitos, Estudantes, Ensino Superior, Portugal

Resumo

O ensino superior é contexto de grande heterogeneidade, onde profissionais e estudantes com características diversas interagem e coexistem diariamente. Pela complexidade inerente a estas relações, é natural e expectável o surgimento de múltiplos conflitos. Uma revisão sistemática de literatura sobre a temática indica que, internacionalmente, são vários os estudos que procuram compreender quais os tipos, causas e abordagens aos conflitos no ensino superior. Em Portugal, as investigações realizadas sobre este fenómeno são escassas. Este artigo apresenta um mapeamento e síntese de literatura científica existente sobre a gestão de conflitos interpessoais no ensino superior, em particular, sobre a perceção dos estudantes e estilos de gestão de conflitos a que estes recorrem. Recorreu-se a diferentes bases de dados para localizar os estudos, sendo privilegiados aqueles publicados a partir de 2015, em português, inglês e espanhol. No total, resultaram 21 estudos selecionados. Os principais resultados obtidos, da síntese e análise dos trabalhos, revelam que: os estudantes do ensino superior têm uma perceção negativa relativamente ao conflito; a relação mais geradora de conflito é a relação estudante-docente, seguida da estudante-estudante; e os estilos de gestão de conflitos a que os estudantes recorrem com mais frequência são os estilos colaborativo, evitativo e competitivo. Tratando-se de um tema emergente, com poucas produções científicas a seu respeito, esta revisão de literatura mostra-se importante para caracterizar este fenómeno, para justificar a sua importância no contexto nacional português e para incentivar outros estudos futuros sobre esta temática.

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Biografias Autor

Patrícia Guiomar, Instituto de Educação e Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Patrícia Guiomar. É estudante de Doutoramento na especialidade de Desenvolvimento Curricular no Instituto de Educação da UMinho (bolseira de investigação FCT). Trabalhou como bolseira de investigação no Projeto Europeu LIMEdiat (2020-1-FR01-KA203-079934) (junho 2021-janeiro 2023). Concluiu a especialização não conferente a grau em Fundamentos para a Investigação Científica (2021-2022) na UMinho, Portugal. Completou o Mestrado em Educação, área de especialização em Mediação Educacional (2018-2020) e a Licenciatura em Educação (2015-2018) no Instituto de Educação da UMinho. Trabalha na área das Ciências Sociais e Humanas com ênfase na Mediação de Conflitos e Comunicação. Tem submetidos artigos em e-book's e revistas científicas, apresentado comunicações orais em eventos científicos em Portugal, Espanha, Itália e França e participado em comissões organizadoras de eventos nacionais e internacionais. 

Ana Maria Costa e Silva, Instituto de Educação e Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), Universidade do Minho, Braga, Portugal

Ana Maria Carneiro da Costa e Silva é professora no Instituto de Educação e investigadora do Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade (CECS) na Universidade do Minho. É doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Minho e em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Tem Pós-Doutoramento em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É especialista em Estudos Curriculares, Mediação de Conflitos e Serviço Social. Coordena e integra equipas de investigação de projetos nacionais e internacionais financiados. Coordena o Mestrado em Educação, área de especialização em Mediação Educacional. Orientadora de teses de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento, concluídas e em curso. Colabora com várias universidades portuguesas, europeias e da américa latina. É autora e co-autora de vários livros, capítulos de livros e artigos em revistas científicas e em atas de encontros científicos publicados em diferentes países: Portugal, Espanha, França, Itália, Brasil, Argentina, Albania, Índia, Reino Unido, USA.

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Publicado

2025-09-26

Como Citar

Guiomar, P., & Costa e Silva, A. M. (2025). Gestão de conflitos interpessoais pelos estudantes do ensino superior: revisão sistemática de literatura. Revista Portuguesa De Educação, 38(2), e25022. https://doi.org/10.21814/rpe.35019

Edição

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Artigos