Gestão de conflitos interpessoais pelos estudantes do ensino superior: revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.21814/rpe.35019Palavras-chave:
Gestão de conflitos, Estudantes, Ensino Superior, PortugalResumo
O ensino superior é contexto de grande heterogeneidade, onde profissionais e estudantes com características diversas interagem e coexistem diariamente. Pela complexidade inerente a estas relações, é natural e expectável o surgimento de múltiplos conflitos. Uma revisão sistemática de literatura sobre a temática indica que, internacionalmente, são vários os estudos que procuram compreender quais os tipos, causas e abordagens aos conflitos no ensino superior. Em Portugal, as investigações realizadas sobre este fenómeno são escassas. Este artigo apresenta um mapeamento e síntese de literatura científica existente sobre a gestão de conflitos interpessoais no ensino superior, em particular, sobre a perceção dos estudantes e estilos de gestão de conflitos a que estes recorrem. Recorreu-se a diferentes bases de dados para localizar os estudos, sendo privilegiados aqueles publicados a partir de 2015, em português, inglês e espanhol. No total, resultaram 21 estudos selecionados. Os principais resultados obtidos, da síntese e análise dos trabalhos, revelam que: os estudantes do ensino superior têm uma perceção negativa relativamente ao conflito; a relação mais geradora de conflito é a relação estudante-docente, seguida da estudante-estudante; e os estilos de gestão de conflitos a que os estudantes recorrem com mais frequência são os estilos colaborativo, evitativo e competitivo. Tratando-se de um tema emergente, com poucas produções científicas a seu respeito, esta revisão de literatura mostra-se importante para caracterizar este fenómeno, para justificar a sua importância no contexto nacional português e para incentivar outros estudos futuros sobre esta temática.
Downloads
Referências
Ahmed, A., & Aijaz, N. (2021). A comparative study of conflict resolution styles among university students. International Journal of Research in Social Sciences, 11(10), 123–135. https://www.researchgate.net/publication/355126671_A_Comparative_Study_of_Conflict_Resolution_Styles_among_University_Students
Algert, N., Yep, C. L.-H., Rogers, K. S., & Stanley, C. A. (2021). Conflict management and dialogue in higher education (3th Ed.). Emerald Publishing. https://www.infoagepub.com/products/Conflict-Management-and-Dialogue-in-Higher-Education-3rd-Edition
Almeida, L. S. (2021). Ensino Superior: combinando exigências e apoios. In L. S. Almeida (Ed.), Estudantes do Ensino Superior: Desafios e oportunidades (pp. 17–33). Psicologia & Educação.
Almeida, L. S., & Castro, R. V. (2017). Ser estudante no ensino superior: as respostas institucionais à diversidade de públicos. Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho. https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/45129
Alshoraty, Y. I. (2023). The Hashemite University students’ preferred conflict resolution styles and their relation to students’ sex, grade point average and faculty. International Education Studies, 16(1), 94–103. https://doi.org/10.5539/ies.v16n1p94
Arias Cardona, A. M., & Arias Gómez, M. (2017). Conflicto y educación superior: Narrativas y vivencias de jóvenes universitarios estudiantes de ciencias sociales y humanas. Revista CES Psicología, 11(1), 56–68. https://doi.org/10.21615/cesp.11.1.5
Bazezew, A., & Neka, M. (2017). Interpersonal conflicts and styles of managing conflicts among students at Bahir Dar University, Ethiopia. Journal of Student Affairs in Africa, 5(1), 27–39. https://doi.org/10.14426/jsaa.v5i1.2480
Boland, A., Cherry, M. G., & Dickson, R. (Eds.). (2017). Doing a Systematic Review: A student’s guide (2th Ed.). SAGE Publications.
Casanova, J. R., Araújo, A. M., & Almeida, L. S. (2020). Dificuldades na adaptação académica dos estudantes do 1o ano do Ensino Superior. Revista E-Psi, 9(1), 165–181. https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/71687
Ciuladiene, G., & Kairiene, B. (2017). The resolution of conflict between teacher and student: students’ narratives. Journal of Teacher Education for Sustainability, 19(2), 107–120. https://doi.org/10.1515/jtes-2017-0017
Cooper, H., Hedges, L. V., & Valentine, J. C. (Eds.). (2009). The handbook of research synthesis and meta-analysis (2th Ed). Russell Sage Foundation.
Coristine, S., Russo, S., Fitzmorris, R., Beninato, P., & Rivolta, G. (2022, April 1). The importance of student-teacher relationships. Classroom Practice in 2022. https://ecampusontario.pressbooks.pub/educ5202/chapter/the-importance-of-student-teacher-relationships/
Cornali, F. (2018). Training and developing soft skills in higher education. In J. Domenech, P. Merello, E. Poza & D. Blazquez (Eds.), Proceedings of the 4th International Conference on Higher Education Advances (HEAd’18) (pp. 961–967). Editorial Universitat Politècnica de València. https://doi.org/10.4995/head18.2018.8127
Cunha, P., & Leitão, S. (2021). Manual de gestão construtiva de conflitos (4.a Ed.). Universidade Fernando Pessoa.
Deutsch, M. (1990). Sixty years of conflict. International Journal of Conflict Management, 1(3), 237–263. https://doi.org/10.1108/eb022682
Dimas, I. D., & Lourenço, P. R. (2011). Conflitos e gestão de conflitos em contexto grupal. In A. D. Fomes (Coord.), Psicologia das organizações, do trabalho e dos recursos humanos: Contributos para a investigação e intervenção (pp. 203–240). Imprensa da Universidade de Coimbra. https://doi.org/10.14195/978-989-26-0238-7_4
El-Rahman, R. M. A., Hosny, W. A. E. H., & Ata, A. A. (2018). Conflict management styles, assertiveness and stress among nursing students. Journal of Nursing and Health Science, 7(2), 49–59. https://api.semanticscholar.org/CorpusID:202897220
Fakhry, S., & El Deep, S. (2020). Predominant conflict types and resolution strategies among nursing student of different cultures. Egyptian Journal of Nursing & Health Sciences, 1(2), 48–69. https://doi.org/10.21608/EJNHS.2020.115932
Gunasingha, R. M. K. D., Lee, H.-J., Zhao, C., & Clay, A. (2023). Conflict resolution styles and skills and variation among medical students. BMC Medical Education, 23, e246. https://doi.org/10.1186/s12909-023-04228-x
Hocker, J. L., & Wilmot, W. W. (2017). Interpersonal Conflict (10th Ed.). McGraw-Hill Education. https://lccn.loc.gov/2017007884
Hussein, A. F. F., & Al-Mamary, Y. H. S. (2019). Conflicts: Their types, and their negative and positive effects on organizations. International Journal of Scientific & Technology Research, 8(8), 10–13. https://www.researchgate.net/publication/341804810_Conflicts_Their_Types_And_Their_Negative_And_Positive_Effects_On_Organizations
Javed, S., & Akhtar, N. (2019). Conflict management styles of students with teachers in universities: A study of universities of Lahore Pakistan. Journal of Empirical Economics and Social Sciences, 1(1), 29–39. https://dergipark.org.tr/en/pub/jeess/issue/43816/515268
Ley 3/2022, de 24 de febrero. Boletín Oficial del Estado, Sección I – N.º 48. https://www.boe.es/eli/es/l/2022/02/24/3
Magalhães, C. M. R., Pinto da Costa, M. E. G., Martins, A. M. O., & Huber, C. M. (2022). Conflict resolution and negotiation from a gender perspective in higher education. In E. Pinto da Costa, M. R. Anjos, & V. Roska (Eds.), Economic and social development: 85th International Scientific Conference on Economic and Social Development: Book of Proceedings (pp. 106–117). Varazdin Development and Entrepreneurship Agency, University North. https://hdl.handle.net/11159/8863
Maldonado, M. T. (2010). O Bom Conflito. Editora Guerra & Paz.
Martínez-López, J. Á., Molina Cano, J., Munuera Gómez, P., & Silva, A. M. C. (2022). Analysis of the perception of conflict and its positive resolution in university students. Social Sciences, 11(11), e529. https://doi.org/10.3390/socsci11110529
Martínez-Martín, R., & Lozano-Martín, A. (2021). Sustainability and conflict management in the university environment: Analysis of students of the degrees in Labour Relations and Human Resources, and Social Work at the University of Granada (Spain). Sustainability, 13(23), e13431. https://doi.org/10.3390/su132313431
Morgan, P., Foster, H., & Ayres, B. (2019). Interpersonal conflict and academic success: A Campus survey with practical applications for academic ombuds. Journal of the International Ombudsman Association, 12(1), 1–22. https://ioa.memberclicks.net/assets/docs/JIOA_Articles/IOA_06-2019_JIOA_Interpersonal_Conflicts_and_Academic_Success.pdf
Morozova, M., Fasolko, T., Poliuha, V., Veselska, L., & Bagration, K. P. (2022). Formación de habilidades blandas en comunicación y resolución de conflictos en estudiantes. Apuntes Universitarios, 12(3), 236–252. https://www.proquest.com/openview/3020e0be14fd1070ddb250a2fc174129/1?pq-origsite=gscholar&cbl=4883000
Open Science Framework. (2023). Template for Generalized Systematic Review. OSF Support. https://help.osf.io/article/229-select-a-registration-template
Organização das Nações Unidas. (2015). Transforming our world: the 2030 Agenda for Sustainable Development. [Resolution adopted by the General Assembly]. ONU. https://www.un.org/en/development/desa/population/migration/generalassembly/docs/globalcompact/A_RES_70_1_E.pdf
Page, M. J., McKenzie, J. E., Bossuyt, P. M., Boutron, I., Hoffmann, T. C., Mulrow, C. D., Shamseer, L., Tetzlaff, J. M., Akl, E. A., Brennan, S. E., Chou, R., Glanville, J., Grimshaw, J. M., Hróbjartsson, A., Lalu, M. M., Li, T., Loder, E. W., Mayo-Wilson, E., McDonald, S., … Moher, D. (2021). The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. The BMJ, 372, e71. https://doi.org/10.1136/bmj.n71
Parra Cabrera, H. F., & Jiménez Bautista, F. (2016). Estilos de resolución de conflictos en estudiantes universitarios. Revista Logos Ciencia & Tecnología, 8(1), 3–11. https://repository.urosario.edu.co/items/d55726d6-dabe-407e-a352-949cf9bd0bca
Pegalajar Palomino, M. C. (2018). Análisis del estilo de gestión del conflicto interpersonal en estudiantes universitarios. Revista Iberoamericana de Educación, 77(2), 9–30. https://doi.org/https://doi.org/10.35362/rie7723178
Pereira, A. I., Mata, M. A. P., Dotras Bravo, A., & Costa, C. S. (2023). Conflito e mediação no Ensino Superior: um caso português. E-Revista de Estudos Interculturais, (11), 1–25. http://hdl.handle.net/10198/28436
Pinto Da Costa, E., Torrego, J. C., & Martins, A. O. (2017). A investigação qualitativa como metodologia compreensiva da dimensão interpessoal/social de um projecto de mediação de conflitos. In A. P. Costa, P. A. Castro, S. O. Sá & R. A. Saavedra (Eds.), Atas do 6.o Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (Vol. 1, pp. 683–691). https://recil.ensinolusofona.pt/handle/10437/8445
Porto Editora. (2024). Conflito. In Dicionário infopédia da Língua Portuguesa. https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/conflito
Pruitt, D. G. (1983). Strategic choice in negotiation. American Behavioral Scientist, 27(2), 167–194. https://doi.org/https://doi.org/10.1177/000276483027002005
Putnam, L. L., & Wilson, C. E. (1982). Communicative strategies in organizational conflicts: reliability and validity of a measurement scale. Annals of the International Communication Association, 6(1), 629–652. https://doi.org/10.1080/23808985.1982.11678515
Quintero López, I. (2020). Gestión de conflictos y mediación escolar en alumnos de la licenciatura en ciencias de la educación como herramientas para el desarrollo de una cultura de la paz. Revista Conrado, 16(72), 123–130. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/1209
Rahim, M. A. (2023). Managing Conflict in Organizations (5th Edition). Routledge. https://doi.org/10.4324/9781003285861
Rojas-Ruiz, G., & Alemany-Arrebola, I. (2016). La percepción del conflicto em alunos universitarios: la importancia de la formación inicial. Cultura y Educación, 28(2), 269–300. https://doi.org/10.1080/11356405.2016.1158449
Rosales Álamo, M., García Villaluenga, L., & Fariña Rivera, F. (Coords.) (2022). Implementación y desarrollo de la convivencia y la mediación en las unviersidades. Andavira Editora. http://hdl.handle.net/11093/5553
Silva, A. M. C. (2010). Conflito(s) e mediação em contextos educativos. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, 18(1), 7–18.
Silva, A. M. C., Brandoni, F., & Duque, E. (2016). How do young people respond to conflict? A comparative study of argentinean and portuguese college students. European Journal of Social Sciences Education and Research, 4(2), 100–114. https://doi.org/10.26417/ejser.v8i1.p31-40
Silva, T. F. C., Aragão, J. M. C., Oliva, E. C., Kubo, E. K. M., & Corcino, K. F. (2021). Conflitos interpessoais entre professores e estudantes universitários: o que pode fazer a gestão universitária?. GUAL: Revista Gestão Universitária na América Latina, 14(2), 119–141. https://doi.org/10.5007/1983-4535.2021.e75848
Simões, E., Rosado-Pinto, P., & Almeida, F. (2015). Learning from conflict in higher education. In Ç. Gómez Chova, A. López Martínez & I. Candel Torres (Eds.), Proceedings of 9th International Technology, Education and Development Conference (4797–4806). https://www.researchgate.net/publication/273201950_LEARNING_FROM_CONFLICT_IN_HIGHER_EDUCATION
Soares, A. B., & Del Prette, Z. A. P. (2015). Habilidades sociais e adaptação à universidade: Convergências e divergências dos construtos. Análise Psicológica, 33(2), 139–151. https://doi.org/https://doi.org/10.14417/ap.911
Sousa, R., & Oliveira, G. (2020). Os níveis de intensidade no ciclo do conflito. In R. R. P. Sousa & G. C. Oliveira (Eds.), Resolução de Conflitos: Estudos de Casos (pp. 27–46). Juruá Editorial. https://www.researchgate.net/publication/348235776_Os_Niveis_de_Intensidade_no_Ciclo_do_Conflito
Thomas, K. W., & Kilmann, R. H. (1976). Thomas-Killman Conflict Mode Instrument. Group & Organization Studies, 1(2), 249–251. https://doi.org/10.1177/1059601176001002
Tjosvold, D. (2006). Defining conflict and making choices about its management: Lighting the dark side of organizational life. International Journal of Conflict Management, 17(2), 87–95. https://doi.org/10.1108/10444060610736585
Uline, C. L., Tschannen-Moran, M., & Perez, L. (2003). Constructive Conflict: How Controversy Can Contribute to School Improvement. Teachers College Record, 105(5), 782–816. https://doi.org/10.1111/1467-9620.00268
Valente, S., Lourenço, A. A., & Németh, Z. (2022). School conflicts: Causes and management strategies in classroom relationships. In M. P. Levine (Ed.), Interpersonal Relationships. IntechOpen. https://doi.org/10.5772/intechopen.95395
Zawacki-Richter, O., Kerres, M., Bedenlier, S., Bond, M., & Buntins, K. (Eds.) (2020). Systematic reviews in educational research - Methodology, perspectives and application. https://doi.org/https://doi.org/10.1007/978-3-658-27602-7
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Patrícia Guiomar, Ana Maria Costa e Silva

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0.
1. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 CC-BY-SA que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
2. Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: depositar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3. Autores e autoras têm permissão e são estimulado/as a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição Compartilhamento pela mesma Licença Internacional 4.0














