Dimensões relacionais na investigação biográfica
Reflexões em torno da prática
DOI:
https://doi.org/10.21814/rpe.19732Palabras clave:
Investigação biográfica, Entrevista biográfica, Dimensão relacional, Educadores de adultosResumen
Com este texto pretende-se refletir sobre as dimensões relacionais na investigação biográfica, partindo da experiência da autora no âmbito de uma investigação de doutoramento em Educação, na especialidade de Formação de Adultos. Num primeiro momento, aborda-se a investigação biográfica no campo das Ciências da Educação e o papel que esta metodologia desempenha na construção de si. Num segundo momento, descrevem-se os procedimentos metodológicos utilizados na investigação, nomeadamente a realização de entrevistas biográficas a 32 educadores de adultos. Num terceiro momento, reflete-se e problematiza-se sobre as dimensões relacionais da investigação biográfica, partindo da experiência da autora na realização de entrevistas biográficas.
Descargas
Citas
Amado, J., & Ferreira, S. (2013). Estudos (auto)biográficos – Histórias de vida. In J. Amado (Coord.), Manual de investigação qualitativa em Educação (pp. 169-185). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Bertaux, D. (2010). L’enquête et ses méthodes. Le récit de vie (3e éd.). Paris: Armand Colin.
Bogdan, R., & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.
Bron, A., & Jarvis, P. (2008). Identities of adult educators: Changes in professionality. In E. Nuissl & S. Lattke (Eds.), Qualifying adult learning professionals in Europe (pp. 33-44). Bielefeld: W. Bertelsmann Verlag.
Cavaco, C. (2009). Adultos pouco escolarizados. Políticas e práticas de formação. Lisboa: EDUCA.
Cavaco, C. (2015). Formação de educadores numa perspectiva de construção do saber – contributos da abordagem biográfica. Cad. Cedes, Campinas, 35(95), 75-89.
Chizzotti, A. (2003). A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: Evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, 16(2), 221-236.
Creswell, J. W. (2007). Qualitative inquiry and research design: Choosing among five approaches (2nd ed.). Thousand Oaks: Sage Publications.
Creswell, J. W. (2012). Educational research: Planning, conducting and evaluating quantitative e qualitative research (4th ed.). Boston: Pearson.
Delory-Momberger, C. (2012). Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, 17(51), 523-536.
Delory-Momberger, C. (2014). De la recherche biographique en éducation. Fondements, méthodes, pratiques. Condé-sur-Noireau: Téraèdre.
Delory-Momberger, C. (2016). A pesquisa biográfica ou a construção compartilhada de um saber do singular. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, Salvador, 1(1), 133-147.
Demazière, D. (2008). L’entretien biographique comme interaction négociations, contre-interprétations, ajustements de sens. Langage & société, 123, 15-35.
Ferrarotti, F. (2010). Sobre a autonomia do método biográfico. In A. Nóvoa & M. Finger (Orgs.), O método (auto)biográfico e a formação (pp. 31- 57). Natal, RN: EDUFRN.
Ferrarotti, F. (2013). Sobre a ciência da incerteza. O método biográfico na investigação em ciências sociais. Mangualde: Edições Pedago/Edições Mulemba.
Giorgi, A. (1997). De la méthode phénoménologique utilisée comme mode de recherche qualitative en sciences humaines: théorie, pratique et évaluation. In J. Poupart et al. (Orgs.), La recherche qualitative. Enjeux épistémologiques et méthodologiques (pp. 341-364). Montréal: Gaëtan Morin éditeur.
Josso, M.-C. (2007). A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação, 3(63), 413-438.
Lechner, E. (2014). Pesquisa biográfica junto de imigrantes em Portugal: experiência de pesquisa participativa e relevância analítica dos testemunhos privados. História (São Paulo), 33(1), 97-108. Consultado a 9 de fevereiro de 2020 em: http://www.scielo.br/pdf/his/v33n1/06.pdf
Monteagudo, J. G. (2008/2009). Historias de vida y teorías de la educación: tendiendo puentes. Cuestiones Pedagógicas, 19, 207-232.
Mucchielli, A. (2007). Les processus intellectuels fondamentaux sous-jacents aux techniques et méthodes qualitatives. Recherches Qualitatives, 3, 1-27. Consultado a 2 de fevereiro de 2020 em: http://www.recherche-qualitative.qc.ca/documents/files/revue/hors_serie/hors_serie_v3/MucchielliFINAL2.pdf
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (2014). Instrumento de regulação ético-deontológica. Carta Ética. SPCE. Consultado a 2 de fevereiro de 2020 em: http://www.spce.org.pt/regulacaoeticodeontologia.html
Villers, G. (2009). Identité versus subjectivité dans le récit autobiographique et en formation d’adultes. In J-M. Barbier, E. Bourgeois, G. Chapelle, & J-C. Ruano-Borbalan (Dir), Encyclopédie de la formation (pp. 83-93). Paris: Presses Universitaires de France.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. Los autores y autoras conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo simultáneamente disponible bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
2. Los autores y autoras pueden asumir contratos adicionales separadamente para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, depositar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con el reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
3. Los autores y autoras están autorizados y son incitados/as a publicar y compartir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o páginas personales) antes o durante el proceso editorial, pues puede dar lugar a modificaciones productivas o aumentar el impacto y las citas del trabajo publicado (Véase El Efecto del Acceso Libre).
Esta obra está disponible bajo la Licencia Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.