Editorial

Autores/as

  • Iris Susana Pires Pereira Universidade do Minho, Portugal
  • Maria Helena Helena Universidade do Minho, Portugal
  • Maria João Gomes Universidade do Minho, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.34081

Resumen

 

Com a publicação do nº 2 do Volume 36, encerramos o primeiro ano de edição da Revista Portuguesa de Educação (RPE) na modalidade de fluxo contínuo.

Este número inclui dezasseis artigos, a maioria dos quais apresenta estudos sobre perspetivas de estudantes, professores e diretores de agrupamentos de escolas sobre diferentes dimensões do processo educativo formal e informal. Apesar de também se recorrer a outras abordagens metodológicas, dominam os estudos descritivo-interpretativos, com contributos para a construção de conhecimento sobre práticas pedagógicas, desenvolvimento profissional de professores e gestão e administração escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Iris Susana Pires Pereira, Universidade do Minho, Portugal

Concluiu doutoramento em Estudos da Criança, ramo de Estudos de Língua Portuguesa em 2008 na Universidade do Minho, o mestrado em Linguística e Didáctica do Português na Universidade de Lisboa, em 2000, e a licenciatura em Ensino de Português e Inglês na Universidade do Minho em 1995.

 

É professora auxiliar no Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didáctica e Supervisão, estando a sua atividade profissional centrada na formação inicial e pós-graduada de educadores de infância e professores de primeiro ciclo. Entre 2008 e 2010 foi cooordenadora, na Universidade do Minho, do Programa Nacional de Ensino do Português, um programa  nacional de formação de professores de português. É membro do conselho coordenador do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo.

 

É investigadora integrada no Centro de Investigação em Educação em Educação da Universidade do Minho. As suas áreas de pesquisa situam-se na educação em língua e literacia e na formação profissional de professores.

 

Citas

International Commission on the Futures of Education (2021). Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação. UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000381115

Publicado

2023-12-22

Cómo citar

Pereira, I. S. P., Martinho, M. H., & Gomes, M. J. (2023). Editorial. Revista Portuguesa De Educación, 36(2), e23045. https://doi.org/10.21814/rpe.34081

Artículos más leídos del mismo autor/a