Editorial

Authors

  • Iris Susana Pires Pereira Universidade do Minho, Portugal
  • Maria Helena Helena Universidade do Minho, Portugal
  • Maria João Gomes Universidade do Minho, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.34081

Abstract

 

Com a publicação do nº 2 do Volume 36, encerramos o primeiro ano de edição da Revista Portuguesa de Educação (RPE) na modalidade de fluxo contínuo.

Este número inclui dezasseis artigos, a maioria dos quais apresenta estudos sobre perspetivas de estudantes, professores e diretores de agrupamentos de escolas sobre diferentes dimensões do processo educativo formal e informal. Apesar de também se recorrer a outras abordagens metodológicas, dominam os estudos descritivo-interpretativos, com contributos para a construção de conhecimento sobre práticas pedagógicas, desenvolvimento profissional de professores e gestão e administração escolar.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Iris Susana Pires Pereira, Universidade do Minho, Portugal

Concluiu doutoramento em Estudos da Criança, ramo de Estudos de Língua Portuguesa em 2008 na Universidade do Minho, o mestrado em Linguística e Didáctica do Português na Universidade de Lisboa, em 2000, e a licenciatura em Ensino de Português e Inglês na Universidade do Minho em 1995.

 

É professora auxiliar no Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didáctica e Supervisão, estando a sua atividade profissional centrada na formação inicial e pós-graduada de educadores de infância e professores de primeiro ciclo. Entre 2008 e 2010 foi cooordenadora, na Universidade do Minho, do Programa Nacional de Ensino do Português, um programa  nacional de formação de professores de português. É membro do conselho coordenador do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo.

 

É investigadora integrada no Centro de Investigação em Educação em Educação da Universidade do Minho. As suas áreas de pesquisa situam-se na educação em língua e literacia e na formação profissional de professores.

 

References

International Commission on the Futures of Education (2021). Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação. UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000381115

Published

2023-12-22

How to Cite

Pereira, I. S. P., Martinho, M. H., & Gomes, M. J. (2023). Editorial. Portuguese Journal of Education, 36(2), e23045. https://doi.org/10.21814/rpe.34081

Most read articles by the same author(s)