Editorial: Journal of Natural Sciences and the Environment Scientific Domain 2018
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i3.16138Abstract
Os artigos publicados neste número da Revista da UI-IPS (Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém) resultam da atividade de investigação e desenvolvimento experimental desenvolvida pelos investigadores integrados no domínio das Ciências Naturais e Ambiente da UI-IPS, todos eles docentes na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém.
Nesta revista apresentam-se os resultados recentes, obtidos nas atividades de I&D, baseadas na experiência, orientadas para a inovação no setor produtivo e social numa perspetiva de projeto multidisciplinar que pretende resolver problemas específicos, e numa relação muito estreita e profícua com outras instituições de ensino superior e outras instituições públicas e privadas.
Os artigos agora publicados, demonstram a preocupação da Escola e do Instituto em disponibilizar aos estudantes as melhores condições para o desenvolvimento de competências de saber e do saber-fazer. Nesse âmbito os primeiros cinco artigos publicados nesta revista, enquadram os resultados dos trabalhos realizados com a participação de estudantes, e que suportam os seus trabalhos finais dos cursos de licenciatura em Agronomia e em Nutrição Humana e Qualidade Alimentar. Os artigos intitulam-se: “Eficácia de diferentes produtos no desentupimento dos gotejadores num sistema de rega gota-a-gota”, da autoria de João Salgueiro e Ana Paulo; “Avaliação do desenvolvimento da fava de indústria (Vicia faba L.) nas condições do Vale do Tejo” de Artur Amaral e Diogo Carvalho; “Efeitos da densidade de plantação do brócolo para indústria, variedade “Parthenon” (Brassica oleracea L. var. italica Plenk) de Artur Amaral e Patrícia Baldonado; “Efeito da temperatura no desenvolvimento do brócolo de indústria na região do Vale do Tejo”, de Artur Amaral e Marina Casimiro; “Contributo da atividade agrícola para a qualidade de vida numa residência sénior”, de Aida Baptista e Paula Ruivo e “Estabilidade microbiológica de morcelas de arroz de produção artesanal” de Gabriela Castanheira e Ana Neves.
No contexto do trabalho científico desenvolvido com a participação de estudantes do 2º ciclo de Tecnologia Alimentar publica-se o artigo “Agrio et Emulsio – Creme de barrar de morango” de Maria Gabriela Lima, Sofia Ganhão, Cristina Laranjeira e Marília Henriques. O desenvolvimento deste novo produto está integrado no projeto Agrio et Emulsio: New Products Development (POCI-01-0145-FEDER-023583). A acrescer a este projeto de IC&DT (P2020), está em execução o projeto WineWaterFOOTPrint: Avaliação da pegada hídrica na fileira vitivinícola”, ambos ao abrigo do Programa de Modernização e Valorização dos Institutos Politécnicos (POCI-01-0145-FEDER-023360), e onde se enquadra o artigo “Projeto Winewaterfootprint: avaliação do uso eficiente da água em adegas da região Sul de Portugal” de Artur Saraiva, Adelaide Oliveira, Igor Dias e Margarida Oliveira.
Os artigos “Leitos húmidos construídos como alternativa aos sistemas de tratamento de águas residuais convencionais – Revisão” de Miguel Macário, Artur Saraiva, Ericka Ferreira, Luís Ferreira e Margarida Oliveira e “Caracterização físico-química e reológica de tomate (Solanum lycopersicum l.) do Algarve e do Oeste” de Igor Dias, Maria Faro, Isabel Torgal, Anabela Matos, Ana Reis, Gabriela Lima e Margarida Oliveira, refletem uma ligação estreita ao tecido empresarial que é dinamizada com sucesso quer a nível nacional quer internacionalmente.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Authors publishing in this journal agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the article simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing of the work with acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted to enter into additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the article published in this journal (e.g., publish in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors have permission and are encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal webpage) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work.