Modelo de tutoria: construção dialógica de sentido(s)

Autores

  • Nair Rios Azevedo Fundação LIGA
  • Ana Teresa Brito Nascimento Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.347

Palavras-chave:

Cultura organizacional, Construção dialógica do conhecimento, Modelo tutorial.

Resumo

O nosso objectivo é evidenciar o percurso conceptual e metodológico de concepção e desenvolvimento de um modelo de funcionamento, formação e investigação centrado na figura de tutor, no âmbito da Fundação LIGA. Esta organização dirige-se a uma população alargada, em múltiplas e diferenciadas situações de carência social, muitas portadoras de deficiência, mas todas consideradas pessoas (corpo e singularidade individual e coexistência social), conceito forte e fundador da actividade da instituição.

Se o critério conceptual e funcional da LIGA é a centralidade da pessoa, isso significa que toda a acção se deve nortear pela partilha do projecto pessoal de sentido de todos com quem trabalha. Justifica-se a adopção de um modelo de tutoria na medida em que se acredita que este é capaz de potenciar as capacidades, escolhas e decisões que vão concretizando o projecto de vida de cada um.

Questionamos, então, as fronteiras conceptuais do conceito de “tutor”. O tutor, como figura modelar – reflexo do modelo da instituição – deverá ser descrito e entendido através da análise de um conjunto de competências relacionais e técnicas que ecoam na organização, sistematizando-as e dando-lhes forma, de modo a potenciar a sua realização em todos os programas e por todos os seus membros. A questão que se impõe é saber quais são essas competências, evidenciá-las, procurando que sejam consciencializadas e assumidas por todos.

Descrevemos neste artigo o processo utilizado na organização, para a concepção e implementação de uma prática centrada na figura do tutor. É da procura de novos caminhos, novas estratégias que se trata, e, fundamentalmente de construção de conhecimento.

Downloads

Publicado

2007-11-05

Como Citar

Azevedo, N. R., & Nascimento, A. T. B. (2007). Modelo de tutoria: construção dialógica de sentido(s). Revista Interacções, 3(7). https://doi.org/10.25755/int.347

Edição

Secção

Número 7 - A construção de conhecimento enquanto empreendimento dialógico/interactivo II.