Edições Anteriores

2005

v. 1, n. 1 (2005): A problemática das transições entre os diferentes ciclos de ensino e entre a educação e o trabalho.

Editoras convidadas:

Mariana Gaio Alves - Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento & Faculdade de Ciências e Tecnologia/Universidade Nova de Lisboa

Joana Campos - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém & Centro de Investigação e Estudos de Sociologia


2006

v. 2, n. 2 (2006): Pluralidade de olhares sobre escolas e famílias e suas intra e inter-relações.

Editor convidado:

Pedro Silva - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria

v. 2, n. 3 (2006): Compreender a ciência e a rede complexa de interacções deste empreendimento com a sociedade, a cultura e o ambiente.

Editor convidado:

Pedro Reis - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém & Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

v. 2, n. 4 (2006): As controvérsias sociocientíficas e sócio-ambientais na educação em ciências e na educação ambiental.

Editores convidados:

Luiz Marcelo de Carvalho - Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro, Instituto de Biociências, Brasil

Pedro Reis - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém & Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Ralph Levinson - Institute of Education, London, United Kingdom


2007

v. 3, n. 5 (2007): Educação ética e cidadania: conceitos e perspectivas.

Editores convidados:

Ramiro Marques

Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém & Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira

Pedro Reis - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém & Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

v. 3, n. 6 (2007): A construção de conhecimento enquanto empreendimento dialógico interactivo I.

Editoras convidadas:

Gracinda Hamido - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém & Centro de Investigação em Educação, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Margarida César - Centro de Investigação em Educação, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

v. 3, n. 7 (2007): A construção de conhecimento enquanto empreendimento dialógico/interactivo II.

Editora convidada:

Gracinda Hamido - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém & Centro de Investigação em Educação, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa


2008

v. 4, n. 8 (2008): A prática profissional de professores: a centralidade da reflexão nos processos de supervisão.

Editora convidada:

Joana Campos - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

 

v. 4, n. 9 (2008): Formação de professores: necessidades e experiências de formação diversificadas.

Editora convidada:

Helena Luís - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

 

v. 4, n. 10 (2008): “Estudos da criança" como campo interdisciplinar de investigação e conhecimento.

Editor convidado:

Manuel Sarmento - Universidade do Minho, Instituto de Estudos da Criança


2009

v. 5, n. 12 (2009): O Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º CEB.

Editores convidados:

A Equipa de Formadoras da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

v. 5, n. 13 (2009): Comportamentos de bullying em contexto escolar: Diálogos interdisciplinares.

Editora convidada:

Sónia Raquel Seixas - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém


2010

v. 6, n. 14 (2010): Investigação e Prática Profissional: Histórias de Relação como Saber (I).

Editoras convidadas:

Gracinda Hamido & Helena Luís - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

v. 6, n. 15 (2010): Investigação e Prática Profissional: Histórias de Relação como Saber (II).

Editoras convidadas:

Gracinda Hamido & Helena Luís - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

v. 6, n. 16 (2010): Escola e linguagens juvenis: resistência ou abertura ao novo? (I)

Organização pela Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade da Universidade Católica de Brasília (Brasil).

Organização pela Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade da Universidade Católica de Brasília.

Editores convidados:

Candido Alberto Gomes - Coordenador da Cátedra e Universidade Católica de Brasília

Teresa Tedesco Vilardo Abreu - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Tânia Regina Pinto de Almeida - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Adriana Lira - Universidade Católica de Brasília

 


2011

v. 7, n. 17 (2011): Escola e linguagens juvenis: resistência ou abertura ao novo? (II)

Organização pela Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade da Universidade Católica de Brasília.

Editores convidados:

Candido Alberto Gomes - Coordenador da Cátedra e Universidade Católica de Brasília

Teresa Tedesco Vilardo Abreu - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Tânia Regina Pinto de Almeida - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Adriana Lira - Universidade Católica de Brasília

v. 7, n. 18 (2011): As narrativas como forma de pesquisa e de formação de professores.

Editora convidada:

Cármen Lúcia Brancaglion Passos - Universidade Federal de São Carlos, Brasil

 

v. 7, n. 19 (2011): O ensino da língua portuguesa: bases epistemológicas, objectivos e conteúdos.

Editoras convidadas:

Madalena Teixeira - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém & CEAUL/CAPLE

Vânia Galvão - Universidade Federal de Goiás


2012

v. 8, n. 20 (2012): Desafios no Ensino e na Aprendizagem da Matemática

Editores convidados:

Gracinda Hamido - Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação

Neusa Branco - Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação

Ricardo Machado - Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento

v. 8, n. 21 (2012): Ética e Educação

Editores convidados:

Gracinda Hamido & Marta Uva - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

v. 8, n. 22 (2012): Contextualização curricular: princípios e práticas

Editores convidados:

Carlinda Leite, Preciosa Fernandes & Ana Mouraz - Centro de Investigação e Intervenção Educativa da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto


2013

v. 9, n. 23 (2013): Questões culturais

Experiências e resultados de investigação sobre minorias culturais, diversidade religiosa, interculturalidade, migrações, educação inclusiva, etc.Editor convidado: 

Vicente J. Llorent García - Universidad de Córdoba (España)

v. 9, n. 24 (2013): The semiotic construction of Self

The aim of the whole special issue is indeed to provide new hints for the reflection about the relationship between Self and semiosis, from both the theoretical and philosophical points of view.

Editors: Luca Tateo & Giuseppina Marsico

v. 9, n. 25 (2013): NÚMERO ESPECIAL - Adolescência, Género e Violências

Número sobre adolescência, gênero e violências.

Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade da Universidade Católica de Brasília.

Editores: Candido Gomes Alberto, Kátia Cristina Tarouquella Rodrigues Brasil, Sandra Francesca Conte de Almeida

v. 9, n. 26 (2013): NÚMERO ESPECIAL – Adolescência: uma visão caleidoscópica

Número sobre diferentes faces da adolescência.

Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade da Universidade Católica de Brasília.

Editores: Candido Gomes Alberto, Kátia Cristina Tarouquella Rodrigues Brasil, Sandra Francesca Conte de Almeida

v. 9, n. 27 (2013): Investigar em Educação

A investigação educacional como ferramenta imprescindível à análise das práticas e do saber educativos.Editores convidados:

Gracinda Hamido - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (Portugal)

Nair Azevedo - Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia


2014

v. 10, n. 28 (2014): Municipalismo em Portugal: dinâmicas locais e oferta educativa (séculos XVIII-XX)

Número sobre Municipalismo em Portugal: dinâmicas locais e oferta educativa e cultural (séculos XVIII-XX).

Editor: Justino Magalhães

v. 10, n. 29 (2014): Educação Formal e Não Formal: entre a formação e a intervenção

Neste número reúne-se um conjunto de reflexões que, a partir de diferentes âmbitos e perspetivas de intervenção, evidenciam a importância das práticas não formais de educação na formação de crianças, jovens e adultos.

Editoras: Maria João Hortas e Joana Campos

v. 10, n. 30 (2014): Vinculação, práticas educativas na primeira infância e intervenção precoce

Neste número apresentamos estudos sobre a vinculação, a qualidade das práticas educativas na primeira infância e experiências de equipas de intervenção precoce.

Editoras: Marina Fuertes e Helena Luís

v. 10, n. 31 (2014): NÚMERO ESPECIAL - Perspectivas recentes da educação científica

O número temático da Revista Interacções – Perspectivas recentes da Educação Científica – tem como foco apresentar os resultados de pesquisas e reflexões teóricas sobre os temas atuais da sociedade que têm produzido problematizações e promovido mudanças em vários âmbitos da educação em ciências – currículo, formação de professores, processos de ensino e de aprendizagem etc.

v. 10, n. 32 (2014): NÚMERO ESPECIAL - A Avaliação nas Primeiras Idades

A avaliação nas primeiras idades é uma área de estudo em desenvolvimento, que recolhe contributos de estudos mais alargados feitos, no geral, sobre a avaliação na escola. Se por um lado o estudo da avaliação na educação pré-escolar tem que integrar os contributos das pesquisas realizadas sobre a avaliação escolar, por outro lado, a sua especificidade leva à necessidade de existirem pesquisas próprias que tenham em conta o grupo etário das crianças e a especificidade das orientações curriculares existentes.

v. 10, n. 33 (2014): NÚMERO ESPECIAL - Celebrando a riqueza de cada voz como um veículo para a inclusão

Editores convidados:

Joel Santos - Universidade de Lisboa, Instituto de Educação

Gracinda Hamido - Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação

 


2015

v. 11, n. 34 (2015): Enseñanza y Aprendizaje de la Naturaleza de la Ciencia y Tecnología

Editores convidados:

Ángel Vázquez Alonso - Universidad de las Islas Baleares.

María Antonia Manassero Mas - Universidad de las Islas Baleares.

v. 11, n. 35 (2015): Os municípios na educação e na cultura

Editores convidados:

Justino Magalhães - Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Áurea Adão - UIDEF do Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

v. 11, n. 36 (2015): Educação para a Democracia

Editora convidada:

Luísa Neto - Faculdade de Direito da Universidade do Porto

 

v. 11, n. 37 (2015): NÚMERO ESPECIAL - Teorizar o Trabalho da Educação

Editoras convidadas:

Teresa Gonçalves - Faculdade de Educação/ Universidade Federal do Rio de Janeiro; Unidade de Investigação, Educação e Desenvolvimento da Universidade Nova de Lisboa

Elisabete X. Gomes - Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich; Unidade de Investigação, Educação e Desenvolvimento da Universidade Nova de Lisboa

v. 11, n. 38 (2015): NÚMERO ESPECIAL- A natureza multifacetada das tensões na escola

Editores convidados:

Afonso Galvão - Universidade Católica de Brasília

Lynette Shultz - University of Alberta, Canada

Ranilce Guimarães-Iosif - Universidade Católica de Brasília

v. 11, n. 39 (2015): NÚMERO ESPECIAL - XV Encontro Nacional de Educação em Ciências

XV Encontro Nacional de Educação em Ciências (XV ENEC 2014), realizado na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve e dedicado ao tema "Tendências atuais em educação em ciências".

2016

v. 12, n. 40 (2016): Políticas Educacionais e Gestão da Escola

Editores convidados:

Sirley Terezinha Filipak – Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR / Brasil

Romilda Teodora Ens - Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR / Brasil

Antonio de Souza Junior - Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR / Brasil

v. 12, n. 41 (2016): Perspetivas e olhares sobre problemáticas educativas no âmbito da intervenção precoce e educação especial

Número editado por:

Sónia Raquel Seixas - Escola Superior de Educação de Santarém

Isabel Piscalho - Escola Superior de Educação de Santarém

v. 12, n. 42 (2016): Avaliação da Qualidade da Formação e Intervenção ao Longo do Ciclo de Vida

Coordenadores:

Anabela Pereira -  Departamento de Educação e Psicologia, CIDTFF & CINTESIS

Jacinto Jardim -  Universidade Aberta – Gabinete de Educação para o Empreendedorismo e Cidadania


1 a 42 de 42 Itens