ESTUDANTES BRASILEIROS NO ENSINO SUPERIOR PORTUGUÊS: CONSTRUÇÃO DO PROJETO MIGRATÓRIO E INTENÇÕES DE MOBILIDADE FUTURA
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis14556Palavras-chave:
Mobilidade Internacional de Estudantes, Brasil, PortugalResumo
O Brasil é, desde 2008/2009, o país estrangeiro com o maior número de alunos inscritos no ensino superior português, representando atualmente mais de ¼ do total dos estudantes internacionais. Neste artigo procuraremos discutir as causas desse fenómeno, tendo em conta os efeitos combinados das condições macroestruturais, de natureza política e económica, bem como as estratégias de internacionalização das instituições universitárias e as motivações individuais e familiares dos estudantes. O estudo baseia-se em informação disponível em fontes secundárias e nos resultados de um inquérito online, para além de entrevistas efetuadas aos estudantes universitários brasileiros que residem, ou já residiram em Portugal, e a alguns dirigentes de instituições de ensino superior.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à Finisterra são da responsabilidade dos/as autores/as.
2. Os/As autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma RCAAP.
4. Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos/as e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.