O SARC – Serviço de Alojamento de Revistas Científicas foi criado para desenvolver a publicação online de revistas científicas em Portugal, facilitando a gestão de revistas científicas e apoiando nas melhores práticas. O serviço assenta na plataforma de publicação e gestão de publicações OJS – Open Journal System, um sistema open source com uma ampla comunidade de utilizadores e forte impacto no domínio open access.

Este serviço disponibilizado no âmbito do projeto RCAAP é fornecido em SaaS (Software as a Service) e são desenvolvidas todas as atividades de atualização, monitorização, backups, segurança.

Além dos aspetos técnicos, o serviço disponibiliza ainda um serviço de apoio ao editor da revista, assim como a formação necessária à utilização do sistema.

Existem periodicamente candidaturas para o serviço SARC, acompanhe as notícias no website e blog do RCAAP"

Revistas

  • Portuguese Journal of Pediatrics

    A PJP é uma revista científica dirigida essencialmente a pediatras (vertente médico-cirúrgica) e a médicos em formação pós-graduada, podendo os respectivos conteúdos interessar a outros médicos e profissionais devotados à saúde da criança e adolescente inseridos no respectivo meio familiar e social. A PJP funciona na modalidade de revisão prévia dos textos submetidos ao corpo editorial por colegas peritos em anonimato mútuo (peer review).
  • Acta Radiológica Portuguesa

    A Acta Radiológica Portuguesa (ARP), é a revista científica  oficial da Sociedade Portuguesa de Radiologia e Medicina Nuclear (SPRMN)

  • Antropológicas

    A revista Antropológicas é um espaço de diálogo científico e cultural entre diversos discursos das Ciências Sociais, tendo a Antropologia como âncora e o comportamento humano como objeto.
  • artciencia.com, Revista de Arte, Ciência e Comunicação

    A revista artciencia.com, Revista de Arte, Ciência e Comunicação é uma publicação digital independente, de acesso aberto, totalmente livre, com sistema de revisão por pares. Com uma periodicidade semestral (e.g. mínimo de dois números por ano ou, em alternativa, um número duplo), a revista tem como objectivos a publicação de trabalhos académicos e científicos de cruzamento interdisciplinar e de intercepção entre as Artes, as Humanidades, as Ciências e a Comunicação. A possibilidade de publicação de portfolios complemanta o âmbito da revista, ampliando e potenciando a disseminação e o conhecimento em ambos os domínios, o da criação artística e o da investigação.

  • Boletim da Sociedade Portuguesa de Matemática

    O Boletim é uma publicação da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), com dois números publicados em cada ano, dirigida a todos os que se interessam pela matemática. Constitui um espaço diversificado de informação, que promove a circulação de ideias e opiniões, bem como a troca de experiências entre os que ensinam, investigam ou aplicam a Matemática. O Boletim publica essencialmente artigos não especializados com relevância para a investigação em matemática.

     

  • Cadernos de Estudos Africanos

     









    A revista Cadernos de Estudos Africanos é uma publicação científica e académica do Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI-IUL) especializada em temáticas africanas. Os artigos, tanto baseados em trabalho de campo como em elaboração teórica, norteiam-se pelos contributos significativos que aportam aos estudos sobre África e as diásporas africanas. Os Cadernos estão abertos à comunidade científica nacional e internacional que se debruça sobre o continente, particularmente nas áreas das Ciências Sociais e Humanas, apostando na internacionalização e na inter e multidisciplinaridade.
  • Cidades, Comunidades e Territórios

    A CIDADES, Comunidades e Territórios é uma revista semestral, com revisão de pares em sistema duplamente cego, criada em 2000 e publicada pelo DINÂMIA’CET-IUL.


    A orientação da CIDADES baseia-se na pluralidade de perspectivas teóricas e abordagens disciplinares ao tema da cidade, no âmbito da área multidisciplinar dos Estudos Urbanos.  A CIDADES procura aprofundar o conhecimento acerca das questões urbanas e promover políticas para intervir nos processos de transformação das cidades, das comunidades e dos territórios.

  • Revista de Ciências Agrárias

    A Revista de Ciências Agrárias edita artigos científicos ou técnicos e revisões bibliográficas, inéditos, no âmbito das Ciências Agrárias e afins, e aceita manuscritos de sócios e não sócios da Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal (SCAP).

  • Estudos de Conservação e Restauro

    A revista ecr visa difundir o trabalho científico que tem vindo a ser desenvolvido na área da conservação e restauro de bens culturais. Esta publicação pretende ser uma plataforma para investigadores e profissionais, abrangendo não apenas aqueles que se encontram vinculados à Universidade Católica Portuguesa e ao Centro de Investigação da Escola das Artes (CITAR), mas também especialistas de outros centros nacionais e internacionais.

    A Conservação e Restauro é um domínio epistemológico de implementação recente no quadro académico nacional, mas que tende a consolidar-se graças ao incremento da investigação produzida por um número crescente de jovens investigadores e profissionais do ramo.

    A conservação e as intervenções no património cultural implicam estudos em campos, que embora muito diversificados são complementares. Assim, destacam-se os estudos artísticos e históricos em paralelo com a investigação no domínio dos materiais e das tecnologias utilizados na criação dos objectos e obras. Deste modo, enquadram-se nos objectivos da revista tanto as intervenções de conservação e restauro propriamente ditas, quando pautadas por carácter inovador, bem como as investigações em torno dos materiais constituintes dos bens culturais e as técnicas específicas relacionadas com os tratamentos de restauro, sua caracterização e história. Serão ainda âmbito desta revista os estudos de reflexão teórica ou de aplicação prática que tenham por finalidade a conservação e restauro em todos os seus múltiplos aspectos, como é o caso da análise da teoria, história e deontologia.

  • Finisterra

    A Finisterra, editada desde 1966 pelo Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa (CEG, Universidade de Lisboa), é a mais antiga e uma das principais revistas portuguesas de Geografia. Publica textos inéditos dedicados à investigação em diversas vertentes da Geografia física e humana, Recursos e Riscos ambientais, Planeamento regional e local, Ordenamento do território, Desenvolvimento regional e local, Sistemas de Informação Geográfica, entre outros. Enquanto plataforma privilegiada para jovens e investigadores seniores, bem como estudantes universitários e planeadores, publica em língua Portuguesa, assim como em Inglês, Francês e Espanhol. Na Finisterra, em cada artigo, estão incluídos o título, resumo, palavras-chave, títulos de figuras e quadros em pelo menos dois idiomas. O controlo de qualidade dos manuscritos submetidos é efectuado através de um/a editor/a, um conselho editorial e de uma dupla arbitragem por pares. Desde 2016 é publicada 3 vezes por ano. A Finisterra encontra-se indexada nas seguintes plataformas científicas: Web of Science (Emerging Sources Citation Index – ESCI; SciELO Citation Index; SCOPUS; ERIH PLUS (European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences); WebQualis (Capes); SCImago; SciELO – Scientific Electronic Library; EBSCO (Academic Search Complete); DOAJ (Directory of Open Access Journals); ESCI (Emerging Sources Citation Index); Dialnet; Latindex (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal); REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico); Sherpa/ROMEO (Journals database)

  • História da Arte

    Revista académica de teoria e história da Arte portuguesa e suas articulações internacionais. Destina-se à comunidade científica e académica, incluindo professores, investigadores e estudantes. Cada Número da RHA é temático, abordando assuntos originais. No entanto, cada número dispões de secções abertas a outros domínios temáticos: Recensões, Varia e Notícias.
  • Interacções

    A revista «Interacções» publica artigos inéditos sobre cultura e ciência perspectivadas na sua relação com a educação. Pretende constituir um espaço privilegiado de interacção entre diferentes áreas de conhecimento e diferentes correntes de opinião.

    Trata-se de uma revista em formato electrónico de acesso livre, organizada sequencialmente por Número e que é publicada três vezes por ano. Cada número, coordenado por Editores convidados pela Direcção da revista, centra-se num tema distinto e pode incluir: a) trabalhos de investigação; b) reflexões críticas sobre políticas culturais, científicas e/ou educativas; c) revisões críticas de literatura; d) reflexões críticas sobre inovações educativas e experiências pedagógicas; e) comentários críticos sobre artigos publicados na própria revista. Os textos podem ser apresentados em português (de Portugal ou do Brasil), espanhol, inglês ou francês.

  • Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health




    • Millenium –Journal of Education, Technologies and Health, é uma revista científica com revisão por pares, propriedade do Instituto Politécnico de Viseu (IPV). É editada pelo Instituto Politécnico de Viseu e sediada no Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde (CI&DETS), Unidade de I&D, tem publicação periódica quadrimestral (ocorrendo edições especiais suplementares, sempre que tal se considerar oportuno), sendo disponibilizada em formato eletrónico cujo acesso é público e gratuito. Tem uma extensão internacional e é publicada em formato bilingue sendo obrigatória a versão em inglês.


  • Motricidade

    A revista Motricidade (ISSN 1646-107X, eISSN 2182-2972) é uma publicação científica trimestral, propriedade das Edições Desafio Singular. A política editorial da revista visa contribuir para o desenvolvimento e disseminação do conhecimento científico de caráter teórico e empírico nas áreas científicas do desporto, psicologia e desenvolvimento humano, e saúde, adotando sempre que possível uma natureza interdisciplinar. São considerados para publicação artigos originais e artigos de revisão, realizados com rigor metodológico e que possam contribuir para o desenvolvimento destas áreas científicas ou promover o debate internacional em torno destas temáticas.

    Atualmente, está incluída em algumas das mais importantes bases internacionais de indexação e de resumos, como é o caso da ISI Web of Knowledge/Scielo Citation Index (Thomson Reuters), Elsevier (SCOPUS, EMCare), SCImago (SJR: Medicine, Health Professions), PsycINFO, IndexCopernicus, Scielo, CABI, Qualis, SPORTDiscus, EBSCO, CINAHL, Proquest, DOAJ, Redalyc, Latindex, Gale/Cengage Learning, SIIC Databases, BVS ePORTUGUESe, SHERPA/RoMEO, OCLC, Hinari/WHO, Swets Information Services, entre outras.

    A revista Motricidade subscreve os requisitos propostos pelo International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) e pela American Psychological Association (APA), para a apresentação de artigos científicos a revistas com arbitragem científica.

  • NASCER E CRESCER - BIRTH AND GROWTH MEDICAL JOURNAL

    A Revista NASCER E CRESCER - BIRTH AND GROWTH MEDICAL JOURNAL, dirige-se a todos os profissionais de saúde e à comunidade científica em geral com interesse na área da Saúde Materno Fetal, Neonatal e Pediátrica. Tem como principais objetivos a difusão de informação científica, rigorosa, atualizada e a promoção da investigação,sendo o seu conteúdo composto por artigos originais, artigos de revisão, casos clínicos, artigos de opinião e resumos de apresentações em eventos científicos.

  • PROELIUM

    A PROELIUM é uma revista de divulgação científica para todos os investigadores (autores) nacionais e internacionais submeterem comunicações e trabalhos de investigação originais.


    A PROELIUM caracteriza-se por uma revista de “banda larga”, e aceita comunicações e trabalhos de investigação originais das diferentes áreas científicas que possam contribuir para a Defesa e Segurança de uma forma geral.

  • Psilogos

    A revista Psilogos tem por objectivo contribuir para a formação técnico-científica nos diversos domínios da saúde mental. De frequência semestral e regime open-access, publica editoriais, artigos originais, artigos de revisão, assim como casos clínicos pertinentes, resumos críticos de livros ou outros trabalhos com interesse para a área da Saúde Mental. A cada dois anos publica ainda as actas do Simpósio organizado pelo Serviço de Psiquiatria do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, EPE. Psilogos (eISSN: 2182-3146; ISSN: 1646-091X).

     

  • Revista Jurídica Portucalense/Portucalense Law Journal


     




     



    • A Revista Portucalense encontra-se indexada na CrossRef.


    DOI da Revista Jurídica: http://dx.doi.org/10.21788/issn.2183-5705


    DOI da Revista Jurídica n.º 19: http://dx.doi.org/10.21788/issn.2183-5705(19)2016


    DOI da Revista Jurídica n.º 20: http://dx.doi.org/10.21788/issn.2183-5705(20)2016


     


    CHAMADA DE ARTIGOS/ CALL FOR PAPERS


    A Revista Jurídica Portucalense (RJP) / Portucalense Law Journal (PLJ) é editada semestralmente, em formato digital em open acess.


    No sentido do enriquecimento ininterrupto dos seus conteúdos e da divulgação do pensamento jurídico, a Universidade Portucalense, a Revista Jurídica Portucalense e o Instituto Jurídico Portucalense vêm convocar o contributo da comunidade científica em todas as áreas do Direito. Para tanto, poderá proceder à submissão de trabalhos originais, que, após avaliação e aprovação por uma comissão de pares por meio do método internacional blind peer review, serão publicados na secção “Investigação Científica”.


    Prazos de submissão:


    A TODO O TEMPO, PARA O  NÚMERO  23


    Links úteis:


    1 - Regulamento e normas para a publicação de artigos


    2- Manual – Registo de um novo utilizador


    3- Manual – Submissão de um novo artigo


    4- Modelo de artigos: http://siupt.uportu.pt/content/files/dd/revista/modelo_rjp_2013_2014_1.doc


    Na expectativa dos Vossos contributos, saudações cordiais.


    A Diretora, Maria Manuela D. M. Magalhães Silva


    A Editora Geral, Mónica Romano e Martinez Leite de Campos

  • Revista Portuguesa de Educação

    A Revista Portuguesa de Educação (RPE) é uma edição semestral do Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho (UM).



    A revista tem como objetivos:
    a) Difundir conhecimento original e atual no âmbito das Ciências da Educação ou que para estas constituam contributo relevante.


    b) Fomentar e facilitar o desenvolvimento de redes científicas nacionais e internacionais, capazes de contribuir para o avanço do conhecimento no âmbito das Ciências da Educação.

  • Revista UIIPS

    A Revista da UIIPS (ISSN 2182-9608), propriedade da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, é uma publicação periódica eletrónica (cinco números por ano) com vista à divulgação das atividades de investigação, pesquisa, ensaio e análise, desenvolvidas pela comunidade académica das cinco Escolas Superiores que constituem este Instituto. Esta revista pretende corporizar, primordialmente, as dimensões de natureza técnico-científica e cultural, enquanto instrumentos de concretização da missão de desenvolvimento e investigação do IPS.

    Atualmente está incluída em algumas bases internacionais de indexação como é o caso da Latindex e EBSCO.

  • Sinais de Cena

    A revista Sinais de cena foi fundada em 2004 por Carlos Porto, Luiz Francisco Rebello, Paulo Eduardo Carvalho e Maria Helena Serôdio, que a dirigiu até 2014. Durante esses dez anos, manteve uma periodicidade semestral (Junho e Dezembro). Até ao número 10 (Dezembro de 2008), foi editada pela Campo das Letras. A publicação dos números 11 (Junho de 2009) a 22 (Dezembro de 2014) esteve a cargo da Húmus. A presente série II teve início em Junho de 2016, sob a chancela das edições Orfeu Negro.