Editorial - Diferentes olhares sobre o fenómeno bullying em contexto escolar

  • Sónia Raquel Seixas Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
Palavras-chave: Bullying em contexto escolar, Agressão

Resumo

O fenómeno bullying em contexto escolar tem sido alvo de crescente interesse e profícua investigação e análise por parte de algumas áreas de saber, no âmbito das Ciências Sociais e Humanas. Não se tratando de um fenómeno novo, é contudo uma problemática relativamente recente enquanto objecto de estudo científico, sendo actualmente uma área de produção científica privilegiada.

Sendo o bullying um comportamento agressivo intencional que ocorre em contexto escolar, distingue-se no entanto de outros comportamentos igualmente agressivos pelos contornos que assume relativamente à sua repetição sistemática assim como à desigualdade de poder entre os alunos envolvidos (Fontaine & Réveillère, 2004; Olweus, 1993; Rodríguez, 2007).

O presente número da revista Interacções, intitulado “Comportamentos de bullying em contexto escolar: Diálogos interdisciplinares”, organiza-se em torno dos contributos de carácter teórico ou de carácter empírico, que diferentes áreas de saber (nomeadamente a linguística, a sociologia, a psicologia, as ciências da educação, a neurobiologia e a psicanálise) podem dar, no sentido de facilitar um melhor e mais aprofundado conhecimento da complexidade deste multifacetado fenómeno. Face a esta diversidade de saberes, cabe ao leitor estabelecer um diálogo interdisciplinar que possibilite a integração de diferentes olhares numa visão mais vasta e completa sobre o mesmo fenómeno.

Publicado
2009-11-06
Secção
Número 13 - Comportamentos de bullying em contexto escolar: Diálogos interdisciplinares.