O jogo dramático na prevenção do bullying – algumas experiências de intervenção da APAV

Autores

  • Natália Cardoso Escola Superior de Educação de Coimbra do Instituto Politécnico de Coimbra; Gestora do Gabinete de Apoio à Vítima de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.407

Palavras-chave:

APAV, Bullying, Prevenção, Jogo dramático, Teatro fórum, Competências sociais, Escolas.

Resumo

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), como organização que apoia vítimas de crime, promove também projectos e acções de sensibilização, com vista à prevenção dos riscos de vitimização e atenuação dos seus efeitos, dando uma particular atenção aos crimes sobre as pessoas (violência doméstica, maus tratos a crianças e idosos, abuso sexual, ofensas à integridade física).

Há já alguns anos que o fenómeno da violência na escola, e em particular o bullying, nos preocupa, sendo cada vez mais frequente a nossa colaboração neste contexto, no sentido de assegurarmos dinâmicas de intervenção que versam esta temática.

Tendo em conta a bibliografia produzida sobre o tema e a nossa experiência na realização de acções de sensibilização em escolas, acreditamos que a prevenção do bullying, em contexto escolar, através do treino de competências, poderá diminuir a prevalência de comportamentos de risco, na idade adulta, nomeadamente nas relações interpessoais e de intimidade.

Este artigo identificará algumas das experiências da APAV na dinamização de acções de sensibilização e prevenção do bullying em escolas, com um enfoque específico na prevenção através do jogo dramático.

Downloads

Publicado

2009-11-06

Como Citar

Cardoso, N. (2009). O jogo dramático na prevenção do bullying – algumas experiências de intervenção da APAV. Revista Interacções, 5(13). https://doi.org/10.25755/int.407

Edição

Secção

Número 13 - Comportamentos de bullying em contexto escolar: Diálogos interdisciplinares.