O jogo dramático na prevenção do bullying – algumas experiências de intervenção da APAV
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.407Keywords:
APAV, Bullying, Prevenção, Jogo dramático, Teatro fórum, Competências sociais, Escolas.Abstract
A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), como organização que apoia vítimas de crime, promove também projectos e acções de sensibilização, com vista à prevenção dos riscos de vitimização e atenuação dos seus efeitos, dando uma particular atenção aos crimes sobre as pessoas (violência doméstica, maus tratos a crianças e idosos, abuso sexual, ofensas à integridade física).
Há já alguns anos que o fenómeno da violência na escola, e em particular o bullying, nos preocupa, sendo cada vez mais frequente a nossa colaboração neste contexto, no sentido de assegurarmos dinâmicas de intervenção que versam esta temática.
Tendo em conta a bibliografia produzida sobre o tema e a nossa experiência na realização de acções de sensibilização em escolas, acreditamos que a prevenção do bullying, em contexto escolar, através do treino de competências, poderá diminuir a prevalência de comportamentos de risco, na idade adulta, nomeadamente nas relações interpessoais e de intimidade.
Este artigo identificará algumas das experiências da APAV na dinamização de acções de sensibilização e prevenção do bullying em escolas, com um enfoque específico na prevenção através do jogo dramático.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.