Perceções de professores e alunos do 1.º ciclo do ensino básico sobre o bullying

Autores

  • Sara Cristina Oliveira Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
  • Sónia Raquel Seixas Escola Superior de Educação de Santarém

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.8501

Palavras-chave:

Bullying, 1.º Ciclo, Escola.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo conhecer e comparar as conceções de professores e alunos do 1º ciclo do Ensino Básico, relativamente ao fenómeno bullying. Para tal, foram construídos dois inquéritos por questionário, aplicados a uma amostra constituída por 91 alunos, do 3º e 4º ano de escolaridade e por 6 professores. No inquérito aos professores, procurou-se investigar as suas perceções acerca deste fenómeno, nomeadamente as condutas de bullying mais frequentes, as motivações, as consequências e as estratégias de intervenção utilizadas. No inquérito aos alunos, pretendeu-se obter dados relativamente à taxa de incidência destes comportamentos (seja praticados, na perspetiva do agressor, seja sofridos, na perspetiva de vítima), aos locais de ocorrência, às razões subjacentes à sua manifestação e às formas de reação/atuação perante os mesmos. 

Downloads

Publicado

2016-02-19

Como Citar

Oliveira, S. C., & Seixas, S. R. (2016). Perceções de professores e alunos do 1.º ciclo do ensino básico sobre o bullying. Revista Interacções, 11(38). https://doi.org/10.25755/int.8501