Editorial

Autores/as

  • Íris Susana Pires Pereira Centro de Investigação em Educação, Instituto da Educação, Universidade do Minho
  • Maria Helena Martinho Centro de Investigação em Educação, Instituto da Educação, Universidade do Minho
  • Maria João Gomes Centro de Investigação em Educação, Instituto da Educação, Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.31766

Resumen

Este editorial assinala o início de um novo ciclo no trajeto da Revista Portuguesa de Educação (RPE), já que o presente número (n.º 1, Vol. 36) é o primeiro que reúne trabalhos entretanto disponibilizados na modalidade de publicação contínua.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Íris Susana Pires Pereira, Centro de Investigação em Educação, Instituto da Educação, Universidade do Minho

Concluiu doutoramento em Estudos da Criança, ramo de Estudos de Língua Portuguesa em 2008 na Universidade do Minho, o mestrado em Linguística e Didáctica do Português na Universidade de Lisboa, em 2000, e a licenciatura em Ensino de Português e Inglês na Universidade do Minho em 1995.

 

É professora auxiliar no Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didáctica e Supervisão, estando a sua atividade profissional centrada na formação inicial e pós-graduada de educadores de infância e professores de primeiro ciclo. Entre 2008 e 2010 foi cooordenadora, na Universidade do Minho, do Programa Nacional de Ensino do Português, um programa  nacional de formação de professores de português. É membro do conselho coordenador do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo.

 

É investigadora integrada no Centro de Investigação em Educação em Educação da Universidade do Minho. As suas áreas de pesquisa situam-se na educação em língua e literacia e na formação profissional de professores.

 

Citas

Ainsworth, R. (2019). Research Culture is Broken; Open Science can Fix It | TEDxMacclesfield. In TEDxTalks. https://www.youtube.com/watch?v=c-bemNZ-IqA

Ciência Aberta (2015). Sobre a Ciência Aberta. https://www.ciencia-aberta.pt/sobre-ciencia-aberta

Revista Portuguesa de Educação (2023). Sobre a Revista. Revista Portuguesa de Educação. https://revistas.rcaap.pt/rpe/about

Saggiomo, V. (2022). Open science for inclusive science | TEDx Wageningen University [Video]. https://www.youtube.com/watch?v=tB_HeqnonNM

UMinho Editora. (2022). Boletim Informativo 2022 Sobre a Publicação Contínua. https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/76811/1/Boletim_Informativo_PublicacaoContinua_UMEd_2022.pdf

Universidade do Minho. (2019). Ciência Aberta. https://www.uminho.pt/PT/investigacao/cienciaaberta

Publicado

2023-06-30

Cómo citar

Pereira, Íris S. P., Martinho, M. H., & Gomes, M. J. . (2023). Editorial. Revista Portuguesa De Educación, 36(1), e23026. https://doi.org/10.21814/rpe.31766

Número

Sección

Editorial

Artículos más leídos del mismo autor/a