Kaak Al Abbas: o alimento religioso na construção de territorialidades

Autores/as

  • Karina Cruz Karina Arroyo Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.18055/Finis10620

Palabras clave:

Islam, Ashura, kaak Al Abbas, territorialidade, geossímbolos.

Resumen

A Geografia Cultural se interessa pela espacialização dos geossímbolos capazes de semiografar agências e territorialidades. O Sagrado pode materializar-se simbolicamente nos atos e comportamentos triviais de um grupo, como o alimentar-se, determinando a construção de identidades próprias e evocando sentidos e saberes ligados ao alimento. Neste artigo, o Kaak Al Abbas,  participa como alimento simbólico e indispensável à celebração de Ashura, marco histórico representado na Batalha de Karbala, a Tragédia responsável pela cisão jurisprudencial e política do Islam entre sunitas e xiitas.  Sua fabricação, consumo e distribuição são parte integrante do processo ritualístico anual no Brasil e no mundo, apresentando simbolismos e significados capazes de configurar identidades, demarcar poderes e erigir territorialidades. A partir de uma abordagem embasada na Geografia Cultural e na filosofia fenomenológica, pretende-se descrever e traçar algumas reflexões pertinentes sobre a alimentação no campo geográfico a partir de uma perspectiva religiosa do consumo alimentar.    


Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Karina Cruz Karina Arroyo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Brasil)

Doutoranda em Geografia Humana pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO/UERJ) e membro do Grupo de Pesquisa NEPEC em Rede/CNPq. Mestre em Geografia Humana pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO/UERJ). É sócia efetiva da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR).É especialista em Sociologia (2011) e Filosofia (2015) pela Faculdade Internacional Signorelli. Possui graduação em Pedagogia, licenciatura pela Universidade Cândido Mendes (2014) e graduação em Ciências Sociais pelo Instituto de Humanidades da Universidade Cândido Mendes, IUPERJ (2009). Foi bolsista FAPERJ Nota 10 pelo PPGEO/UERJ; participa como pesquisadora pelo NEPEC (Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Espaço e Cultura) do PPGEO/UERJ e atua como Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Brasil-Irã no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ). Editora-chefe da Revista acadêmica Litteris (ISSN 1984-7429). Possui experiência na pesquisa de Espacialidades Religiosas e Cultura, na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Cultural, Geografia da Religião, Educação e Antropologia das formas Expressivas. Sua atual trajetória científico-acadêmica atrela-se à dimensão cultural da estruturação territorial e do fenômeno religioso no espaço, migrações e sua difusão cultural, política e espacial.

Publicado

2017-08-04

Cómo citar

Karina Arroyo, K. C. (2017). Kaak Al Abbas: o alimento religioso na construção de territorialidades. Finisterra, 52(105). https://doi.org/10.18055/Finis10620

Número

Sección

Artigos