A cidade e a bicicleta : uma leitura analítica

Autores/as

  • David Sousa Vale CIAUD, Faculdade de Arquitectura, Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.18055/Finis7077

Palabras clave:

Bicicleta, mobilidade ciclável, ambiente construído, urbanismo, mobilidade urbana sustentável.

Resumen

A bicicleta é provavelmente o meio de transporte mais eficaz e racional para as deslocações urbanas, a par das deslocações pedonais, contudo representa geralmente apenas uma ínfima parte da repartição modal das deslocações urbanas. Com base numa análise de dados nacionais e europeus, apresentamos neste artigo uma leitura analítica dos factores que contribuem para a promoção da utilização da bicicleta em espaço urbano. Cinco factores são identificados: características urbanísticas, ambiente natural, factores socioeconómicos, factores psicológicos e custos generalizados da utilização da bicicleta. O
seu conhecimento é fundamental para a promoção eficaz da utilização da bicicleta em espaço urbano, para a qual o planeamento regional e urbano tem um papel fundamental, igual ou mesmo superior ao papel do planeamento de transportes. Se bem que a distância a percorrer seja provavelmente o maior determinante para a utilização da bicicleta, a sua articulação com uma boa rede de transportes públicos permite o aumento da utilização de ambos, uma vez que estes modos de transporte podem ser complementares.

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Biografía del autor/a

David Sousa Vale, CIAUD, Faculdade de Arquitectura, Universidade de Lisboa

Secção de Ciências Sociais e do Território

Departamento de Artes, Humanidades e Ciências Sociais

Publicado

2017-01-06

Cómo citar

Vale, D. S. (2017). A cidade e a bicicleta : uma leitura analítica. Finisterra, 51(103). https://doi.org/10.18055/Finis7077

Número

Sección

Artigos