Em torno da família e da escola: Pertinência científica, invisibilidade social.

Autores

  • Maria Manuel Vieira Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.301

Palavras-chave:

Famílias, Escola, Mercado escolar, Reflexividade sociológica.

Resumo

O objectivo deste texto é o de produzir reflexividade sociológica acerca de procedimentos em uso na investigação científica que toma a relação entre escola e família(s) como objecto. Reproduzem-se, em primeiro lugar, alguns dos enunciados sociológicos sobre o tema. Delimita-se, depois, uma questão do debate – a da emergência de um “mercado escolar” como produto da mobilização das famílias para o sucesso escolar dos filhos – e apresenta-se alguma da reflexão produzida pela autora a este respeito. Por fim, ensaia-se uma breve reflexão epistemológica a pretexto dos dados apresentados.

Downloads

Publicado

2006-03-02

Como Citar

Vieira, M. M. (2006). Em torno da família e da escola: Pertinência científica, invisibilidade social. Revista Interacções, 2(2). https://doi.org/10.25755/int.301

Edição

Secção

Número 2 - Pluralidade de olhares sobre escolas e famílias e suas intra e inter-relações.