Em torno da família e da escola: Pertinência científica, invisibilidade social.

Authors

  • Maria Manuel Vieira Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.301

Keywords:

Famílias, Escola, Mercado escolar, Reflexividade sociológica.

Abstract

O objectivo deste texto é o de produzir reflexividade sociológica acerca de procedimentos em uso na investigação científica que toma a relação entre escola e família(s) como objecto. Reproduzem-se, em primeiro lugar, alguns dos enunciados sociológicos sobre o tema. Delimita-se, depois, uma questão do debate – a da emergência de um “mercado escolar” como produto da mobilização das famílias para o sucesso escolar dos filhos – e apresenta-se alguma da reflexão produzida pela autora a este respeito. Por fim, ensaia-se uma breve reflexão epistemológica a pretexto dos dados apresentados.

Published

2006-03-02

How to Cite

Vieira, M. M. (2006). Em torno da família e da escola: Pertinência científica, invisibilidade social. Interacções, 2(2). https://doi.org/10.25755/int.301

Issue

Section

Number 2 - Different looks over schools and families and their intra and inter-relations