Em torno da família e da escola: Pertinência científica, invisibilidade social.
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.301Keywords:
Famílias, Escola, Mercado escolar, Reflexividade sociológica.Abstract
O objectivo deste texto é o de produzir reflexividade sociológica acerca de procedimentos em uso na investigação científica que toma a relação entre escola e família(s) como objecto. Reproduzem-se, em primeiro lugar, alguns dos enunciados sociológicos sobre o tema. Delimita-se, depois, uma questão do debate – a da emergência de um “mercado escolar” como produto da mobilização das famílias para o sucesso escolar dos filhos – e apresenta-se alguma da reflexão produzida pela autora a este respeito. Por fim, ensaia-se uma breve reflexão epistemológica a pretexto dos dados apresentados.Downloads
Published
2006-03-02
How to Cite
Vieira, M. M. (2006). Em torno da família e da escola: Pertinência científica, invisibilidade social. Interacções, 2(2). https://doi.org/10.25755/int.301
Issue
Section
Number 2 - Different looks over schools and families and their intra and inter-relations
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.