Do jardim de infância à escola: estudo longitudinal duma coorte de alunos
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.280Palavras-chave:
Criança, Aluno, Clivagem, Expectativa, Avaliação, TransiçãoResumo
Ao entrar para a escola a criança vê-se confrontada com novos problemas e desafios cada vez mais complexos. Uma resposta pronta e adequada a estas novas exigências vai depender em grande medida das experiências precedentes, assim como da qualidade das experiências actuais vividas na escola.O estudo longitudinal que se sintetiza pretende contribuir para a reflexão sobre os problemas que resultam da falta de articulação entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico.
A investigação foi conduzida em duas etapas: na primeira pretendeu-se analisar as diferentes expectativas de educadoras de infância e de professoras do 1ºciclo face ao percurso escolar das crianças que transitam do jardim de infância para a escola; numa segunda etapa, seguimos a trajectória escolar de uma coorte de 30 crianças, sinalizadas no fim da frequência da educação pré-escolar em termos de provável sucesso ou insucesso na escola. O princípio organizador do trabalho foi a comparação dos critérios de sucesso escolar de educadoras de infância e de professoras do 1º ciclo.
A par da constatação de um percurso escolar de sucesso para a grande maioria das crianças em estudo, sublinha-se a existência de diferenças nas qualidades mais ou menos valorizadas nas crianças que sustentam diferentes práticas em cada uma das etapas.
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Publicado
2005-12-02
Como Citar
Rodrigues, M. I. (2005). Do jardim de infância à escola: estudo longitudinal duma coorte de alunos. Revista Interacções, 1(1). https://doi.org/10.25755/int.280
Edição
Secção
Artigos
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