REGISTROS DE INDISCIPLINAS E QUEIXAS ESCOLARES SOBRE ADOLESCENTES: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.3483Palavras-chave:
Psicologia escolar, Queixas escolares, Registros escolares, comportamento, Adolescentes.Resumo
O presente estudo investiga os registros de indisciplinas e queixas escolares a respeito de adolescentes, apresentando dados sobre quais ocorrências são mais frenquentes e as providêcias adotadas pela escola. Tais registros compõem o acervo documental de uma escola de Ensino Fundamental, localizada no interior do Rio Grande do Sul, a qual foi selecionada para esta pesquisa. Realizou-se uma análise documental para verificar quais foram as principais queixas e observações dos professores e equipe diretiva sobre os alunos da referida escola no período de 2010 a 2013. O estudo compõe-se de uma amostra aleatória simples de 209 registros de ocorrência sobre 69 alunos do 6º ao 9º ano escolar. Entre os resultados da pesquisa, as queixas puderam ser divididas em: comportamentos não esperados ou indisciplina, conflitos familiares e baixo rendimento escolar. Os autores das queixas foram, sobretudo, o Serviço de Orientação Educacional da escola e os professores de idiomas e de matemática. Quanto às providências tomadas em cada caso, as categorias foram: resolução interna na escola, envolvimento dos responsáveis e encaminhamento para outros serviços. Percebe-se que os professores tendem a encaminhar os alunos para a equipe diretiva e orientação educacional, porém não parecem conceder aos estudantes o direito ao exercício da autonomia quanto à resolução do conflito. Discute-se a importância de conhecer o perfil das queixas escolares sobre os adolescentes e a necessidade de empregar técnicas mediativas dentro da escola, para fortalecer a autonomia dos alunos, primando por condutas responsáveis.
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