Prevenção da violência entre pares/ promoção da convivência nas escolas – um projecto colaborativo

Autores

  • Isabel Freire Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • Ana Margarida Veiga Simão Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
  • Ana Paula Caetano Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • Ana Sousa Ferreira Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
  • Ana Cardoso Bolseira da Fundação Amadeu Dias
  • Sérgio Gouveia Aluno de Mestrado Integrado em Psicologia da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.405

Palavras-chave:

Bullying, Violência entre pares, Educação para a convivência, Colaboração universidade-escolas.

Resumo

Neste artigo apresentamos um projecto iniciado em 2004, por docentes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Pretendendo-se estudar a problemática da violência entre pares na escola, este projecto inscreve-se numa perspectiva de educação para a paz e de construção de um clima de bem-estar e convivência nas escolas. Tem como princípio orientador o da colaboração entre as universidades e as escolas, quer para a identificação e compreensão mais aprofundada dos problemas, quer para a criação de projectos de mudança. O seu desenvolvimento, em contextos escolares diversos, organiza-se em duas fases distintas, que aqui vamos apresentar. Também referiremos os principais resultados de cada uma delas e dos subprojectos que lhe dão corpo, até agora produzidos.


[1] Em 2009, a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa foi extinta e deu origem a duas unidades orgânicas: o Instituto de Educação (juntamente com o antigo Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) e a Faculdade de Psicologia.

Este Projecto tem sido financiado pela Unidade de I&D de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

Downloads

Publicado

2009-11-06

Como Citar

Freire, I., Simão, A. M. V., Caetano, A. P., Ferreira, A. S., Cardoso, A., & Gouveia, S. (2009). Prevenção da violência entre pares/ promoção da convivência nas escolas – um projecto colaborativo. Revista Interacções, 5(13). https://doi.org/10.25755/int.405

Edição

Secção

Número 13 - Comportamentos de bullying em contexto escolar: Diálogos interdisciplinares.