Prevenção da violência entre pares/ promoção da convivência nas escolas – um projecto colaborativo
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.405Palavras-chave:
Bullying, Violência entre pares, Educação para a convivência, Colaboração universidade-escolas.Resumo
Neste artigo apresentamos um projecto iniciado em 2004, por docentes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Pretendendo-se estudar a problemática da violência entre pares na escola, este projecto inscreve-se numa perspectiva de educação para a paz e de construção de um clima de bem-estar e convivência nas escolas. Tem como princípio orientador o da colaboração entre as universidades e as escolas, quer para a identificação e compreensão mais aprofundada dos problemas, quer para a criação de projectos de mudança. O seu desenvolvimento, em contextos escolares diversos, organiza-se em duas fases distintas, que aqui vamos apresentar. Também referiremos os principais resultados de cada uma delas e dos subprojectos que lhe dão corpo, até agora produzidos.
[1] Em 2009, a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa foi extinta e deu origem a duas unidades orgânicas: o Instituto de Educação (juntamente com o antigo Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) e a Faculdade de Psicologia.
Este Projecto tem sido financiado pela Unidade de I&D de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.
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