As tarefas de padrões na aula de matemática: um desafio para professores e alunos

Autores

  • Isabel Vale Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.493

Palavras-chave:

Padrões, Visualização, Generalização, Resolução de Problemas, Criatividade.

Resumo

Este artigo, apoiado em dados teóricos e empíricos, analisa uma proposta didáctica, baseada na resolução de tarefas desafiantes com padrões, em contextos visuais, que através de múltiplas resoluções e representações, conduz à compreensão de conceitos matemáticos estruturantes, como seja a generalização, suscitando a criatividade de alunos e professores do ensino básico. Apresenta-se de seguida como é possível concretizar algumas destas ideias através de dois exemplos de sala de aula e termina-se com algumas reflexões que apontam como os padrões podem constituir um desafio e uma oportunidade de mudança para ensinar e aprender matemática.

Downloads

Publicado

2012-04-07

Como Citar

Vale, I. (2012). As tarefas de padrões na aula de matemática: um desafio para professores e alunos. Revista Interacções, 8(20). https://doi.org/10.25755/int.493

Edição

Secção

Número 20 - Desafios no Ensino e na Aprendizagem da Matemática