Manuais escolares: um estudo a partir da cultura local
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.7241Palavras-chave:
Manuais escolares, Cultura local, Território educativo, Alfabetização.Resumo
Este estudo tem como objetivo principal, analisar os aspectos locais que expressam a cultura portuguesa nos manuais escolares de Português do 1.º ano do Ensino Básico. O estudo toma como fontes três manuais escolares que circulam atualmente por diferentes territórios educativos, em grande parte dos municípios. Assim, numa primeira aproximação, observa-se que as imagens (ilustrações) e os textos (poéticos) se destacam por representarem um axioma repleto de história e cultura local. Por conseguinte, colaboram para um processo de alfabetização e letramento que tem sua base no saber sistematizado. Dessa forma, os manuais escolares são um território educativo de construção de conhecimentos, valores, atitudes e ideologias. As imagens (ilustrações) e textos (poéticos) se enquadram nesta perspectiva como forma de aproximar a cultura portuguesa ao cotidiano das crianças por meio da culinária local, dos monumentos históricos e dos poemas de escritores portugueses.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.