Conceções acerca da natureza da ciência em manuais escolares do 5.º ano de escolaridade
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.8749Palavras-chave:
Manuais escolares, Natureza da ciência, Dimensão epistemológica, psicológica e sociológica.Resumo
O presente estudo centrou-se na análise dos nove manuais de Ciências da Natureza do 5.º ano editados em 2010 e pretendeu identificar neles aspetos relacionados com a natureza da ciência na dimensão epistemológica/filosófica (mutabilidade do conhecimento científico, metodologia científica, espaços em que se desenvolve ciência), psicológica (o sucesso, dinâmica e dificuldades do trabalho científico) e sociológica (divulgação das descobertas, sua unanimidade e caraterísticas humanas dos cientistas). Para tal, uma grelha de análise foi aplicada a cada manual, contemplando as referidas dimensões, aspetos e ainda indicadores que os operacionalizassem.
Os resultados permitiram concluir que na dimensão epistemológica, apenas foi recorrente a referência à mutabilidade da ciência; na dimensão psicológica, apenas quatro manuais referem que o trabalho dos cientistas tem êxitos e fracassos, mas omitem episódios de insucesso. Só em três surge a referência ao trabalho científico em equipa e igualmente em três se faz alusão às dificuldades e discordâncias desse mesmo trabalho; na dimensão sociológica, seis manuais mencionam aspetos de cooperação entre cientistas, três referem que nem sempre os cientistas chegam às mesmas conclusões e apenas um salienta que os cientistas são homens e mulheres comuns.
Em conclusão, muitas das ideias que têm vindo a ser discutidas acerca da natureza da ciência na formação inicial e contínua de professores parecem ter ainda reduzida expressão nos manuais referidos. Com esta análise, pretende-se alertar para a necessidade de esta dimensão da literacia científica ter maior visibilidade no futuro, possibilitando uma educação científica dos nossos jovens mais completa.
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