Preocupações dos professores estagiários de espanhol durante a pandemia, em relação aos períodos de pré-pandemia e pós-pandemia, em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.21814/rpe.35360Palavras-chave:
Formação inicial de professores, Prática de Ensino Supervisionada, Espanhol Língua Estrangeira, Portefólio reflexivo, (Pós-)pandemiaResumo
A pandemia por COVID-19 provocou alterações na modalidade e metodologia de ensino, o que constituiu um grande desafio para os docentes e, especialmente, para os professores em formação inicial que realizaram os seus estágios nesse período. Estes, sem qualquer ou com pouca experiência anterior e sem a devida preparação, tiveram de enfrentar aulas à distância e, posteriormente, as restrições impostas no regresso às presenciais.
Esta pesquisa apresenta os resultados da análise dos portefólios reflexivos dos professores que estavam a estagiar, no âmbito dos mestrados em ensino de línguas (Português/Espanhol e Inglês/Espanhol) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, entre os anos letivos 2019-2020 e 2021-2022, a fim de conhecer os seus interesses e preocupações durante o período de pandemia. Do mesmo modo, foram analisados os portefólios dos professores que fizeram o seu estágio no ano letivo 2022-2023, para comparar os resultados entre estes dois grupos e, também, com outro estudo realizado no mesmo contexto antes da COVID-19. Os resultados destacam as dificuldades dos professores em adaptarem-se às exigências do novo cenário educativo em termos de planificação, gestão de aula e gestão de emoções, bem como a importância dada às TIC, um aspeto que permanece após a pandemia e que não foi valorizado significativamente no período pré-pandemia.
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