Feedback na prática letiva: Uma oficina de formação de professores

Autores

  • Jesuína Fonseca Universidade de Lisboa
  • Carolina Carvalho Universidade de Lisboa
  • Joseph Conboy Universidade de Lisboa
  • Helena Salema Universidade de Lisboa
  • Maria Odete Valente Universidade de Lisboa
  • Ana Paula Gama Instituto Superior D. Afonso III
  • Edite Fiúza Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.7056

Palavras-chave:

Formação de professores, Feedback do professor, Estratégias e efeitos do feedback, Oficina

Resumo

O uso de feedback em sala de aula pode promover a qualidade das relações professor-aluno e o envolvimento académico e desempenho dos alunos,apesar de nem sempre os professores o usarem da melhor forma. Neste artigo descreve-se o desenvolvimento e a avaliação de uma oficina projetada para melhorar os conhecimentos e as capacidades dos professores no uso deestratégias de feedback e a valorização destas. Doze professores participaram na oficina. Relatos e reflexões dos professores revelam que aparticipação na oficina potenciou maior sensibilização e uso mais adequado de estratégias de feedback. Uma oficina de longa duração, que integre objetivos específicos respeitantes a estratégias de feedback e sessões reflexivas intercaladas com trabalho de aplicação em sala de aula, pode promover o envolvimento, os conhecimentos e as competências dos participantes no uso dessas estratégias. Pode ainda resultar num maior envolvimento e aprendizagem por parte dos alunos desses professores.

 

Palavras-chave: Formação de professores; Feedback do professor; Estratégias e efeitos do feedback; Oficina

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Fonseca, J., Carvalho, C., Conboy, J., Salema, H., Valente, M. O., Gama, A. P., & Fiúza, E. (2015). Feedback na prática letiva: Uma oficina de formação de professores. Revista Portuguesa De Educação, 28(1), 171–199. https://doi.org/10.21814/rpe.7056

Edição

Secção

Artigos