Do currículo, das interacções e da aprendizagem como construção identitária
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.336Palavras-chave:
Currículo, Espaços de pensamento, Aprendizagem dialógica, Mediação, Transições, Identidades.Resumo
Entendemos o currículo numa perspectiva flexível e abrangente que privilegia a aprendizagem dialógica, como interacção conversacional, visando a compreensão mútua mediante um processo partilhado de questionamento. Neste artigo analisamos a influência de um currículo, onde se priorizou a criação de espaços de pensamento (Perret-Clermont, 2004), no processo de transição, mais especificamente na reconstrução de identidades em jovens em situação de abandono escolar. Seguindo uma abordagem sociocultural, recolhemos os testemunhos sobre as experiências vividas dos quinze jovens, em momentos diversos das suas trajectórias: no final dos dois anos em que decorreu o projecto e três anos após ter terminado. A análise incidiu nas entrevistas realizadas aos jovens nesses dois momentos, nos registos das notas de campo da investigadora, em fotografias e em diversos documentos, nomeadamente produções dos jovens alunos. As relações interpessoais, em particular com os professores e a psicóloga e a possibilidade de participarem numa comunidade de aprendizagem assumem um lugar de destaque nas narrativas desses jovens. Isto significa que usaram as experiências proporcionadas pelo currículo como ferramenta mediacional para se reposicionarem como pessoas nos seus campos sociais e simbólicos, tornando-se capazes de projectar os seus futuros.Downloads
Publicado
2007-07-05
Como Citar
Oliveira, I. (2007). Do currículo, das interacções e da aprendizagem como construção identitária. Revista Interacções, 3(6). https://doi.org/10.25755/int.336
Edição
Secção
Número 6 - A construção de conhecimento enquanto empreendimento dialógico/interactivo I.
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