“Quefazeres… um percurso de reflexão e ação na formação inicial”
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.3411Palavras-chave:
Investigação-ação, Prática pedagógica, Bem-estar, Envolvimento, Papel do educador.Resumo
O presente artigo descreve um estudo sobre o bem-estar e envolvimento da criança realizado num contexto de creche.
Este estudo, adotando uma metodologia de investigação-ação, teve como objetivo avaliar a relevância da observação do bem-estar e envolvimento das crianças em contexto educativo para a conceção de práticas adequadas ao seu desenvolvimento e aprendizagem. Para sustentá-lo, foram utilizadas as Escalas de Observação do Bem-Estar e Envolvimento/Implicação de Laevers, adaptadas por Gabriela Portugal (Portugal & Laevers, 2010). Dos resultados obtidos, conclui-se que os instrumentos utilizados permitiram ao Educador (re)ajustar, (re)adaptar e (re)criar estratégias eficazes no desenvolvimento das aprendizagens da criança, ao permitir-lhe distanciar-se da sua prática e refletir sobre a mesma.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.