A interação e cooperação entre pares: uma prática em contexto de creche
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.4027Palavras-chave:
Creche, Interação, Cooperação entre pares, Papel do educador.Resumo
O presente artigo relata uma experiência da prática profissional com carácter exploratório no âmbito do relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da primeira autora, tendo sido desenvolvido em contexto de creche, num grupo multietário, sendo os participantes do estudo 15 crianças com idades compreendidas entre os 10 e os 32 meses.
Adotando uma metodologia de investigação-ação, a experiência realizada apresenta um carácter exploratório e centrou-se na promoção da interação e cooperação entre pares, procurando compreender as potencialidades desta prática pedagógica, nomeadamente para o desenvolvimento das crianças e para a melhoria do bem-estar e envolvimento das mesmas nos momentos de rotina. Os resultados obtidos desta experiência sugerem melhorias na melhoria do bem-estar e envolvimento deste grupo de crianças, bem como no seu desenvolvimento, nomeadamente ao nível da linguagem e autonomia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.