A interação e cooperação entre pares: uma prática em contexto de creche

Autores

  • Marta Arezes Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
  • Susana Colaço Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém Centro de Investigação Operacional, Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.4027

Palavras-chave:

Creche, Interação, Cooperação entre pares, Papel do educador.

Resumo

O presente artigo relata uma experiência da prática profissional com carácter exploratório no âmbito do relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da primeira autora, tendo sido desenvolvido em contexto de creche, num grupo multietário, sendo os participantes do estudo 15 crianças com idades compreendidas entre os 10 e os 32 meses.

Adotando uma metodologia de investigação-ação, a experiência realizada apresenta um carácter exploratório e centrou-se na promoção da interação e cooperação entre pares, procurando compreender as potencialidades desta prática pedagógica, nomeadamente para o desenvolvimento das crianças e para a melhoria do bem-estar e envolvimento das mesmas nos momentos de rotina. Os resultados obtidos desta experiência sugerem melhorias na melhoria do bem-estar e envolvimento deste grupo de crianças, bem como no seu desenvolvimento, nomeadamente ao nível da linguagem e autonomia.

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Publicado

2014-06-20

Como Citar

Arezes, M., & Colaço, S. (2014). A interação e cooperação entre pares: uma prática em contexto de creche. Revista Interacções, 10(30). https://doi.org/10.25755/int.4027