Editorial - Investigação e prática profissional: Histórias de relação com o saber (II)
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.422Palavras-chave:
Investigação, Prática profissional, Investigação sobre a prática, Investigação-Acção.Resumo
O presente número da revista Interacções é o segundo de dois volumes consecutivos com o tema Investigação e Prática profissional, e tem como objectivo reunir cientistas e práticos de várias disciplinas/áreas científicas e tecnológicas, promovendo a apresentação e discussão de projectos de investigação recentes ou em curso, que possam trazer-nos evidências e discussões conceptuais, a partir de vários campos de investigação e de prática, acerca do papel da investigação nos processos de aprendizagem/desenvolvimento/mudança implicados na construção e apropriação de conhecimento profissional.
Este segundo número especial é composto por 7 artigos. Tal como no primeiro volume, o conjunto de artigos que agora se apresentam aborda precisamente diversos cenários e modos de construção de conhecimento profissional, sublinhando, pela própria heterogeneidade que apresenta, o carácter complexo e multi-nível das interacções e processos que se encontram subjacentes e alimentam esse processo. Os campos de estudo são diversos (Educação de Infância, Educação em Ciência, Educação Matemática) assim como são diversos os objectos de estudo e a tipologia dos participantes envolvidos. No conjunto dos artigos encontramos, contudo, uma teia de aspectos comuns, que se prende sobretudo com alguns objectivos e metodologias adoptadas. A maioria dos artigos identificam-se como resultando de processos de investigação-acção, em que se articulam processos pedagógicos e investigativos. A maioria sustenta-se em estudos mais amplos, dos quais os respectivos autores nos trazem algumas dimensões de análise mais relevantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.