Editorial - Prática profissional de professores: centralidade da reflexão nos processos de supervisão

Autores

  • Joana Campos Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém; Centro de Investigação e Estudos de Sociologia - CIES

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.350

Palavras-chave:

Prática profissional de professores, Reflexão, Supervisão.

Resumo

O presente número organiza-se em torno da centralidade que a reflexão assume nos processos de supervisão da prática profissional de professores. Os resultados das investigações que neste número se reúnem demonstram que essa centralidade é tão significativa nos contextos de formação inicial como nos de formação contínua. Os autores que sobre as questões de formação e desenvolvimento profissional dos professores se tem vindo a debruçar, aqui reunidos, sublinham o carácter processual dessa reflexão, assim como a importância de que se revestem os instrumentos e procedimentos analíticos que o alimentam. Embora com considerações e resultados aproximados no que à reflexão e supervisão nos processos de formação e desenvolvimento profissional dos professores dizem respeito, os artigos deste número temático apresentam uma significativa diversidade de pontos de partida e questões investigativas, assim como de quadros teóricos de referência e métodos e técnicas de pesquisa empírica.

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Publicado

2008-04-05

Como Citar

Campos, J. (2008). Editorial - Prática profissional de professores: centralidade da reflexão nos processos de supervisão. Revista Interacções, 4(8). https://doi.org/10.25755/int.350

Edição

Secção

Número 8 - A prática profissional de professores: a centralidade da reflexão nos processos de supervisão.