Editorial - Prática profissional de professores: centralidade da reflexão nos processos de supervisão
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.350Palavras-chave:
Prática profissional de professores, Reflexão, Supervisão.Resumo
O presente número organiza-se em torno da centralidade que a reflexão assume nos processos de supervisão da prática profissional de professores. Os resultados das investigações que neste número se reúnem demonstram que essa centralidade é tão significativa nos contextos de formação inicial como nos de formação contínua. Os autores que sobre as questões de formação e desenvolvimento profissional dos professores se tem vindo a debruçar, aqui reunidos, sublinham o carácter processual dessa reflexão, assim como a importância de que se revestem os instrumentos e procedimentos analíticos que o alimentam. Embora com considerações e resultados aproximados no que à reflexão e supervisão nos processos de formação e desenvolvimento profissional dos professores dizem respeito, os artigos deste número temático apresentam uma significativa diversidade de pontos de partida e questões investigativas, assim como de quadros teóricos de referência e métodos e técnicas de pesquisa empírica.
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