Prática pedagógica: cenário de formação profissional

Autores

  • Maria de Fátima Cid Galveias Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.351

Palavras-chave:

Supervisão, Prática reflexiva, Formação inicial de professores.

Resumo

O presente texto resulta da transcrição da comunicação apresentada pela autora na Jornadas de Prática Pedagógica na Escola Superior de Educação de Santarém, dinamizadas no âmbito da iniciação à prática profissional dos cursos de Educação de Infância e Professores do Ensino Básico – 1º Ciclo. Nessa comunicação a autora apresentou uma breve sistematização teórica dos cenários de supervisão para a formação de professores, enfatizando os elementos que considera mais relevantes para a formação inicial dos professores, e que constituem referencial para  a iniciação profissional dos cursos em referência. São ainda apresentadas com detalhe as etapas do processo supervisivo em torno da iniciação a uma prática profissional de professores que se pretende que seja reflexiva, problematizadora, promotora de pesquisa e construtora de conhecimento profissional.

Downloads

Publicado

2008-04-05

Como Citar

Galveias, M. de F. C. (2008). Prática pedagógica: cenário de formação profissional. Revista Interacções, 4(8). https://doi.org/10.25755/int.351

Edição

Secção

Número 8 - A prática profissional de professores: a centralidade da reflexão nos processos de supervisão.