Análise do empenhamento do educador: uma experiência de formação e supervisão no contexto de jardim de infância

Autores

  • Helena Luís Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
  • Maria José Calheiros Agrupamento de Escolas D. João II

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.360

Palavras-chave:

Formação inicial de educadores, Supervisão pedagógica, Empenhamento.

Resumo

O estudo que aqui se apresenta pretende descrever um processo de construção da qualidade no âmbito da supervisão da prática pedagógica reconhecendo a interacção como elemento central na aprendizagem (crianças e adultos). Partimos do perfil do empenhamento do adulto tal como definido por Laevers (1991) e utilizamos a escala de empenhamento do adulto para observar/medir/avaliar a interacção educativa entre adultos e crianças (Pascal e Bertram, 1999). Os resultados permitem obter dados de natureza quantitativa mas medem sobretudo os aspectos qualitativos do processo ensinar-aprender. Foram analisadas as potencialidades e dificuldades na utilização deste instrumento no âmbito da supervisão da prática pedagógica da formação inicial na perspectiva dos participantes. Considerou-se que esta estratégia de supervisão, tendo como ponto de partida a escala de empenhamento do adulto, na medida em que abriu caminho a um processo de formação profissional e pessoal (estagiárias e educadoras), contribuiu simultaneamente para um desenvolvimento qualitativo da instituição.

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Publicado

2008-07-06

Como Citar

Luís, H., & Calheiros, M. J. (2008). Análise do empenhamento do educador: uma experiência de formação e supervisão no contexto de jardim de infância. Revista Interacções, 4(9). https://doi.org/10.25755/int.360

Edição

Secção

Número 9 - Formação de professores: necessidades e experiências de formação diversificadas.