Avaliação na educação de infância: itinerários de uma viagem de educadores de infância na formação inicial

Autores

  • Maria Cristina Parente Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) Instituto de Educação – Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.6358

Palavras-chave:

Avaliação na educação de infância, Formação inicial de educadores, Conceções e práticas de avaliação.

Resumo

Pretende-se neste artigo descrever um itinerário de formação inicial de educadores, no domínio da avaliação na educação de infância, desenvolvido no contexto do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo.

Apresentam-se e discutem-se os principais momentos do processo de formação e identificam-se alguns andaimes relevantes, a saber: reconstrução do conceito de avaliação, conhecer os procedimentos e as estratégias de avaliação de algumas perspetivas e abordagens pedagógica selecionadas, reconhecer as suas principais características e semelhanças e, ainda debater as práticas de avaliação em contexto à luz da compreensão de avaliação (re) construída.

A análise do processo mostra que os estudantes construíram algumas aprendizagens que consideraram relevantes no domínio da avaliação na educação de infância, descobriram o potencial da avaliação formativa alternativa para as crianças, para os educadores, para os pais e, perceberam a necessidade de continuarem a investir na formação, no domínio da avaliação das crianças e do contexto, como garante da construção da qualidade.

Downloads

Publicado

2015-01-03

Como Citar

Parente, M. C. (2015). Avaliação na educação de infância: itinerários de uma viagem de educadores de infância na formação inicial. Revista Interacções, 10(32). https://doi.org/10.25755/int.6358