O PIBID e a Formação de Professores de Ciências Biológicas da URI, Santo Ângelo, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.8729Palavras-chave:
Ensino de Ciências e Biologia, PIBID, Formação inicial, Formação continuada.Resumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. Esta pesquisa apresenta um estudo sobre as contribuições que a implantação desse programa proporcionou para a qualificação da formação inicial dos licenciandos de Ciências Biológicas e da formação continuada dos professores-supervisores de escolas-campo, bem como para a melhoria da qualidade do ensino de Ciências após dois anos de sua implantação na URI campus Santo Ângelo. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, cujos dados empíricos foram coletados por meio da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas aos alunos bolsistas participantes dos subprojetos PIBID de Ciências e de Biologia da URI – campus de Santo Ângelo – e suas respectivas professoras-supervisoras. Os resultados obtidos foram significativos, pois demonstraram a importância que a participação no projeto pode proporcionar aos envolvidos. Além de ser uma oportunidade para os futuros professores realizarem uma reflexão sobre sua prática docente, enquanto ainda estiverem na graduação, possibilitou uma melhor qualificação para o exercício da docência. Pode-se, ainda, verificar a importância da troca de experiências para a formação continuada das professoras em exercício. Conclui-se que esse programa vem contribuindo para a transformação da realidade escolar, com repercussões na formação inicial de professores e consequente melhoria da educação em Ciências.Downloads
Publicado
2016-03-06
Como Citar
Santos, M. Z. M., Soares, B. M., & Scheid, N. M. J. (2016). O PIBID e a Formação de Professores de Ciências Biológicas da URI, Santo Ângelo, Brasil. Revista Interacções, 11(39). https://doi.org/10.25755/int.8729
Edição
Secção
XV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professores
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.