Álvaro de Campos, poeta e engenheiro: a utilização de poemas de Fernando Pessoa como recurso didático em aulas de ciência com enfoque CTS

Autores

  • Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira Universidade Federal do Tocantins (UFT)/ CEFET-RJ
  • Lais Rodrigues UNIGRANRIO/ CEFET-RJ
  • Glória Regina Pessoa Campello Queiroz Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)/ CEFET-RJ

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.6373

Palavras-chave:

Ciência e Poesia, CTS, Fernando Pessoa.

Resumo

A educação via abordagem CTS (Ciência - Tecnologia - Sociedade) propõe que a Ciência seja ensinada como um empreendimento construído sócio‑histórico‑culturalmente e em constante transformação. Além disso, deve possibilitar reflexões sobre riscos e benefícios da Ciência e Tecnologia na sociedade. Dessa forma, buscou-se na interface Ciência e Poesia uma via possível de abordagem CTS. Foi investigada a obra completa de Álvaro de Campos, heterônimo do escritor português Fernando Pessoa, sendo selecionados poemas que relacionassem explicitamente conceitos relativos à abordagem CTS. Em seguida, foi utilizado deste autor o poema “Ode Triunfal” para uma prática com alunos do ensino básico (9.º ano) que envolvia leitura e produção textual. Os textos elaborados pelos estudantes foram submetidos à análise de conteúdo para que se averiguasse a presença de uma convergência entre os temas que surgiram após a leitura do poema e objetivos do Ensino de Ciências.

Downloads

Publicado

2015-01-05

Como Citar

Oliveira, R. D. V. L. de, Rodrigues, L., & Queiroz, G. R. P. C. (2015). Álvaro de Campos, poeta e engenheiro: a utilização de poemas de Fernando Pessoa como recurso didático em aulas de ciência com enfoque CTS. Revista Interacções, 10(31). https://doi.org/10.25755/int.6373