Formação inicial de professores de física e química: mudanças reportadas em relação ao processo de ensino e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.8728Palavras-chave:
Formação inicial de professores, Mudanças de conceções.Resumo
O presente artigo tem como finalidade dar a conhecer as mudanças de conceções de ensino e aprendizagem reportadas pelos professores oriundos do Mestrado em Ensino da Física e Química (MEFQ) da Universidade de Lisboa, e identificar que aspetos desta formação são percecionados como facilitadores para as mudanças operadas. Neste estudo adotou-se uma metodologia de investigação qualitativa com orientação interpretativa. Os participantes foram doze professores oriundos das quatro edições do MEFQ. Para a recolha de dados recorreu-se a entrevistas individuais e reflexões escritas produzidas pelos participantes. Os resultados indicam que os participantes operaram mudanças de conceções de ensino e aprendizagem, nomeadamente conceções de currículo, de estratégias de ensino, de avaliação e do papel do professor e aluno. Na perspetiva dos participantes alguns aspetos que facilitaram as mudanças operadas foram: conhecer, planear e implementar estratégias de ensino inovadoras, num contexto de prática supervisionada, e investigar e refletir sobre a própria prática.
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